Lisboa acolhe a 2.ª Conferência dos Oceanos das Nações Unidas

Entre 27 de junho e 1 de julho, Lisboa acolhe a Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, organizada com o apoio dos Governos de Portugal e do Quénia.

Save Our Ocean, Protect Our Future é o mote da conferência que pretende ser uma chamada à ação pelos oceanos, um apelo aos líderes de todo o mundo e a todos os setores de relevo a agirem para reverter o declínio da saúde dos oceanos. Comunidades, empresários, governantes, cidadãos, todos podem comprometer-se, ambicionar mais e mobilizar parcerias e investimento para abordagens científicas inovadoras que contribuam para a diminuição da poluição marítima e para o consumo responsável dos recursos oceânicos.

«Portugal tem uma linha de costa com mais de 2.800 Km entre o continente e as ilhas, bem como a terceira maior Zona Económica Exclusiva da União Europeia: o mar português é cerca de 18 vezes maior do que a área terrestre nacional. Os Parques Naturais portugueses com componente oceânica são reconhecidos em todo o mundo. São destinos certificados e onde a preservação está já em primeiro lugar».

O mar é uma fonte de fruição e de descoberta, sendo que atualmente há toda uma oferta estruturada de atividades de lazer que permitem usufruir, de forma sustentável e rentável, do mar e da costa ao longo de todo o ano. São disso exemplo as 352 praias galardoadas com a Bandeira Azul da Europa – sendo 214 destas consideradas Praias Acessíveis – onde, para além da prática de inúmeras atividades náuticas e desportivas, o surf ganha lugar de destaque.

O Turismo de Portugal associa-se a este evento através da organização de eventos paralelos ou integrados no próprio Programa da Conferência dos Oceanos. «Com as iniciativas Let’s sea: Portugal’s true frontiers, Let’s Sea: Riding Portuguese Waves e O11 Nations for a United Ocean é abordada a óbvia necessidade de inovação das múltiplas indústrias ligadas ao mar e ao turismo náutico, na prossecução de um desenvolvimento mais sustentável (social, económica e ambientalmente)».​​​​



Comentários
Loading...