Este é o monumento brasileiro mais famoso no mundo

O Cristo Redentor foi inaugurado no dia 12 de outubro de 1931, mas a primeira vez que surgiu a ideia de construir uma estátua no alto do Corcovado foi em meados da década de 1850, quando o padre Pedro Maria Boss sugeriu que fosse construído um monumento cristão para homenagear a Princesa Isabel.

Devido a diversos fatores, entre eles a proclamação da República e a oficialização da separação entre estado e Igreja, a ideia foi colocada de parte.

A proposta foi retomada em 1920 pelo Circuito Católico do Rio de Janeiro, sendo que o escolhido para projetar a estátua foi o engenheiro Heitor da Silva Costa, tendo ela sido esculpida por Paul Landowski.

O Cristo Redentor é feito de betão armado e esteatito, medindo 30 metros de altura, sem contar os oito metros de pedestal, 28 metros de largura e pesando 1145 toneladas.

De referir que o Cristo Redentor é a terceira maior escultura de Cristo no mundo, a seguir à estátua de Cristo Rei de Świebodzi na Polónia (a maior escultura de Cristo no mundo) e à estátua de Cristo de la Concordia na Bolívia (a segunda maior escultura de Cristo no mundo).

 





Notícias relacionadas
Comentários
Loading...