Covid-19: Muitos viajantes questionam se os filtros de ar dos aviões removem o coronavírus

A realidade é que o ar que se respira dentro do avião é quase tão puro como aquele que respiramos, por exemplo, em nossas casas. Isso deve-se aos sistemas de circulação de ar e aos filtros da categoria HEPA – High Efficiency Particulate Arrestance, encontrados na maior parte dos voos comerciai e  que fazem toda a diferença na microbiologia do ambiente.

De acordo com um estudo realizado pela National Geographic, este sistema «é capaz de reciclar 40% do ar da cabine, enquanto os 60% restantes vêm do ar puro canalizado de fora do avião», acrescentando que «em grande parte dos aviões, o ar é completamente substituído a cada três minutos».

Em resposta à dúvida dos viajantes, os especialistas afirmam que os filtros HEPA dos aviões têm mostrado 99,97% de eficiência na remoção das micropartículas do coronavírus. «Para se ter uma ideia, o covid-19 varia de 0,08 a 0,16 micrómetro, e esta tecnologia é capaz de capturar a partir de 0,01 micrómetro», referem os mais recentes estudos divulgados pela NASA.





Notícias relacionadas
Comentários
Loading...