10 curiosidades sobre a Rússia…

A Rússia, oficialmente designada por Federação Russa, localiza-se no norte da Eurásia. Conhecida pela arquitetura colorida, as construções deslumbrantes e as imponentes paisagens a perder de vista, a Rússia tem inúmeras curiosidades que agora desvendamos.

  • A Rússia é o país com a maior área do planeta, cobrindo cerca de 17 075 400 km2 e estando sendo dividido por 89 regiões. O país ocupa 1/9 da área terrestre, equivalente a metade da Europa e 1/3 do continente asiático.
  • Enquanto o país com maior área do planeta, possui 11 diferentes fusos horários.
  • Moscovo é a maior cidade da Europa, com mais de 12 milhões de habitantes. O seu sistema de metro é o mais movimentado de todos os meios de transportes europeus, transportando 6 milhões de pessoas por dia.
  • A cidade de Sochi é considerada o resort da Rússia, devido às temperaturas que convidam uma ida à praia. Porém, o seu principal ponto turístico é o Parque Olímpico de Sochi, construído para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2014 e que custou 50 mil milhões de euros.
  • Na Rússia, a cadeia de restaurantes McDonald´s tem uma tabela de preços muito barata
  • A alimentação dos russos é muito saudável, tendo como base a batata, os legumes, os cereais e as saladas. Um dos pratos mais famosos é  “pelmeni”, massa recheada com carne picada.
  • O Estádio Luzhniki, anteriormente conhecido como Estádio Central Lenin, demorou apenas 450 dias a ser construído e foi inaugurado em 1956, tornando-se na fortaleza futebolística da antiga URSS. Tem capacidade para 80 mil pessoas.
  • A cidade mais fria do mundo é Yakutsk na região da siberiana da Yakutia, onde as temperaturas podem descer a uns inacreditáveis -50ºC! Localizada no Hemisfério Norte, a Rússia apresenta quatro climas diferentes: ártico, subártico, temperado e subtropical. As temperaturas máximas dificilmente passam dos 25º C no verão e as mínimas variam entre -40º C ao Norte e -8º C no Sul durante o inverno.
  • Na Rússia a gasolina custa cerca de 0,60 cêntimos por litro enquanto 1 litro de água tem em média o custo de 1,50€. Os russos não usam o alfabeto latino, mas o cirílico. E o país possui a maior ligação ferroviária do mundo
  • A vodca ou vodka (em russo: водка; em polaco: wódka) é uma popular bebida destilada, incolor, quase sem sabor e alto teor alcoólico (entre 35 e 60%). É a bebida nacional da Polónia e da Rússia. O nome corresponde ao diminutivo de água em várias línguas eslavas, contudo não se tem a certeza da origem etimológica.




Notícias relacionadas
Comentários
Loading...