Prepare a carteira: Vem aí mais uma subida nos combustíveis (a sexta consecutiva este ano)

Prepare-se para desembolsar mais uns euros para atestar o depósito do seu automóvel. Os preços dos combustíveis vão subir na próxima semana, ficando mais caros já a partir de segunda-feira. “A evolução das cotações em euros aponta para um aumento dos preços de até dois cêntimos por litro tanto no gasóleo como na gasolina”, adiantou fonte de uma das principais petrolíferas nacionais à Multinews.

Os preços dos postos junto aos hipermercados também seguem as tendências de mercado. “A tendência da próxima semana será para uma subida de 0,0161 euros na gasolina e um aumento de 0,0172 euros no gasóleo”, avançou outra fonte.

Esta será a sexta semana consecutiva de aumentos desde o início do ano, segundo dados da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG). Neste período, o preço do gasóleo já valorizou 12 cêntimos por litro enquanto o da gasolina ficou 10 cêntimos mais caro – e isto sem as atualizações da próxima semana.

A escalada de preços parece estar para durar. Em primeiro lugar, porque o petróleo já não estava tão caro desde 2014. O barril de Brent, referência para a Europa, esteve a cotar a 91 dólares esta segunda-feira e previsões como as do Goldman Sachs sugerem que o barril chegará aos 100.

Ao aumento dos preços do petróleo soma-se o aumento da procura de combustíveis devido à recuperação económica, após a fase mais difícil da pandemia de Covid-19 e da eliminação da maioria das restrições de mobilidade. A oferta, escassa, também não parece que vá melhorar. Para já, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) não está disposta a aumentar os níveis de produção de petróleo além do esperado aumento de 400.000 barris por dia. Outro fator que explica a atual alta do preço dos combustíveis está na tensão entre a Rússia e a Ucrânia.

Neste contexto, encher um depósito de 60 litros de gasolina custa agora mais 6 euros do que na primeira semana de janeiro. Já para atestar um depósito de gasóleo são precisos mais 7 euros do que há cinco semanas.

Os dados da DGEG mostram que o preço médio do litro de gasolina simples 95 em Portugal custa atualmente 1,765 euros enquanto o do gasóleo simples vale 1,619 euros. As cotações podem no entanto variar nos postos de abastecimento, já que o preço fixado na rede tem ainda em conta o nível de concorrência, da oferta e da procura em cada mercado e o nível de custos fixos de cada posto.

O mais recente boletim sobre combustíveis da Comissão Europeia indica que Portugal tem a oitava gasolina 95 mais cara dos 27 países da União Europeia, 8 cêntimos acima da média europeia e 22 cêntimos mais cara do que em Espanha. Já o gasóleo ocupa a 10ª posição do ranking europeu.

A diferença de preço de Portugal face a Espanha resulta da carga fiscal, já que, sem impostos, o preço da gasolina é mais barato em terras lusas. Sem carga fiscal, cada litro de gasolina 95 em Portugal custaria 78 cêntimos, ou seja, seria mais barata do que os 80 cêntimos cobrados em Espanha.

Ler Mais



<
loading...
// Newsletter before author box publisher_show_newsletter_location( 'post_before_author', array( 'custom-data' => array( 'style-type' => 'wide' ), 'show-error' => false, ) ); // Push-notification message publisher_print_push_notification_widget( 'post-bottom' ); // Before author box ads publisher_show_ad_location( 'post_before_author_box', array( 'container-class' => 'better-ads-post-before-author' ) ); // Author box if ( publisher_get_option( 'post_author_box' ) == 'show' ) { publisher_get_view( 'post', '_author' ); } // Newsletter before nex/prev publisher_show_newsletter_location( 'post_before_nextprev', array( 'custom-data' => array( 'style-type' => 'wide' ), 'show-error' => false, ) ); // Next/Prev posts link if ( publisher_get_option( 'post_next_prev' ) !== 'hide' ) { publisher_get_view( 'post', '_next_prev_post' ); } ?>
Comentários
Loading...