Posto de gasolina espanhol alicia condutores portugueses com descontos de 7 cêntimos no gasóleo

A escala do preço dos combustíveis tem levado muitos consumidores portugueses a optar por se deslocar a Espanha para abastecer as respetivas viaturas. A diferença de preços é substancial – 33 e 24 cêntimos para gasolina e gasóleo por litro, respetivamente – e, segundo os dados da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, Bragança é um dos distritos do país onde os combustíveis são mais caros e a subida constante de preços nos últimos meses está a deixar os consumidores nacionais muito descontentes.

O Governo liderado por António Costa tem sido criticado pelo peso da carga fiscal sobre os combustíveis, que ronda os 60% do preço final em cada litro.

A subida do preço do combustível em Portugal levou um posto espanhol, junto à fronteira de Trás-os-Montes, a praticar descontos especiais para os carros nacionais: às terças e quartas-feiras, reduz sete cêntimos ao preço de tabela por litro de gasóleo, o que tem motivado bastante procura dos consumidores nacionais.

Segundo dados da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG), o preço do gasóleo já subiu 38 vezes e desceu apenas oito desde o início do ano. Quanto à gasolina, aumentou 30 vezes e recuou apenas sete desde janeiro.

Assim, desde o início do ano, a gasolina 95 subiu 28 cêntimos por litro e o gasóleo aditivado valorizou cerca de 23 cêntimos. Isto quer dizer que encher um depósito de 60 litros de gasolina custa agora mais de 17 euros do que em janeiro. Já para atestar um depósito de gasóleo são precisos mais de 14 euros do que há nove meses.



Comentários
Loading...