Portugal regista pico de poluição do ar esta tarde: zona litoral entre Viana do Castelo e Lisboa é a mais afetada

Portugal, em particular a zona litoral entre Viana do Castelo e Lisboa, vai registar uma concentração de poluentes atmosféricos nocivos para a saúde, especialmente para os grupos populacionais mais vulneráveis (idosos, crianças e indivíduos com doenças respiratórias). Nas próximas horas, pode ser esperado uma intensificação da concentração de partículas poluentes no ar, devido ao anticiclone e ao tempo frio que afeta Portugal, de acordo com a publicação ‘O Minho’.
A acumulação maior de partículas poluentes está prevista para esta sexta-feira, durante o final da tarde, sobretudo nas áreas entre Braga e Porto, e também em redor de Aveiro, e de Lisboa.
Tempo seco e estável é agradável para a maioria das pessoas devido à "calma" associada.
Mas a poluição ganha protagonismo com altas pressões porque os poluentes não se dispersam devido a processos de subsidência, inversões térmicas e ausência de vento.https://t.co/fL3uk2uBaQ pic.twitter.com/7NckAyYU4z
— Alfredo Graça (@alfredomgraca95) January 30, 2023
De acordo com Alfredo Graça, editor-chefe da ‘Meteored’, os próximos dias prometem: “Tempo seco e estável. Mas a poluição ganha protagonismo com altas pressões porque os poluentes não se dispersam devido a processos de subsidência, inversões térmicas e ausência de vento.”
O fenómeno de poluição decorre quando o solo arrefece bastante durante a noite, o que não limpa os poluentes no ar. Em tais situações, fica preso perto do solo, por vezes a 100 metros de altitude. Assim, nas próximas horas, podemos esperar uma intensificação da concentração de partículas poluentes suspensas no ar.