Por que deve evitar a solidão

Isolar-se em demasia ou sentir-se sozinho mesmo quando não está são sintomas que podem levar à depressão e, em casos extremos, terminar em suicídio.

Segundo o Science Alert, a solidão pode mesmo causar danos a nível cerebral ou no sistema imunitário, e um estudo realizado nos Estados Unidos revela que este é um problema que mata tanto como o tabagismo e afeta um em cada três adultos. De acordo com o mesmo estudo, 21 a 31% dos adultos inquiridos sente-se sozinho a maior parte do tempo e a tendência parece ser semelhante entre as crianças.

A falta de amigos próximos é o aspeto que mais se pode associar à depressão. E as consequências não são apenas psicológicas. A falta de vontade e estímulos leva o indivíduo a perder a vontade de comer de forma saudável e fazer exercício físico, com consequências a nível físico.

Nem sempre a identificação de um problema de solidão é rápida, pelo que deve estar atento a mudanças de comportamento, nomeadamente uma maior agressividade e mais rejeição a convites sociais. A forma de tentar resolver o problema é precisamente contrariar estes comportamentos: saia mais com os outros, mantenha um círculo próximo de amizades e conviva com mais pessoas.





Notícias relacionadas
Comentários
Loading...