Missão da NATO: Tropas de elite portuguesas partem esta semana para a Roménia

Um grupo de militares das tropas de elite portuguesas parte esta semana para a Roménia, para integrar o grupo de dissuasão da NATO, na defesa da paz nos seus territórios.

O anúncio da partida destes militares foi feito pelo almirante António Silva Ribeiro, na semana passada, durante uma ação de divulgação das Forças Armadas na Escola de Serviços, na Póvoa de Varzim.

Após o envio de equipamentos militares que começou na passada quinta-feira, “segue agora uma companhia de infantaria mecanizada, reforçada com módulo de defesa antiaéreo, conforme o que tinha sido assumido por Portugal”, disse na altura o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA).

No total serão 220 militares, sendo que o primeiro grupo desembarca esta sexta-feira, dia 15 de abril, na Grécia, “seguindo depois em coluna até ao Sul da Roménia, onde vai incorporar unidades do Exército romeno que fazem parte, juntamente com o Exército francês, de um grupo de combate criado para reforçar a postura dissuasora na Roménia”, explicou.

Em maio haverá um reforço com uma segunda coluna de tropas dos Rangers de Lamego e dos Fuzileiros, que se vão manter em território romeno, ao serviço da NATO, até ao final do ano. “No caso de haver necessidade de estender a colaboração, terá de ser celebrado novo acordo”, sublinhou Silva Ribeiro.




loading...
Notícias relacionadas