Covid-19: 12 países da UE que adotaram “certificado europeu de livre-trânsito” antes do tempo

Atualmente, já 12 países da União Europeia aderiram ao certificado de livre trânsito, anunciou hoje a Comissão Europeia.

Sem discriminar os países que foram acrescentados à lista dos nove registados há três dias, sabe-se que pelo menos  Bulgária, Croácia, República Checa, Dinamarca, Alemanha, Grécia, Lituânia, Polónia e Espanha inscreveram-se no programa, durante o prazo para admissões voluntárias, que vai até 30 de junho.

O departamento de comunicação da Comissão Europeia fez ainda saber, em declarações à CNN, que irá abrir esta medida a não cidadãos europeus.

A UE acrescentou ainda que está a “trabalhar para garantir que os certificados possam ser compatíveis com sistemas de países terceiros”, para todos os que viajam para fora do bloco europeu.

A ideia é que este livre-trânsito entre em vigor a 1 de julho e funcione de forma semelhante a um cartão de embarque para viagens, em formato digital e/ou papel, com um código QR para ser facilmente lido por dispositivos eletrónicos, e que seja disponibilizado gratuitamente e na língua nacional do cidadão e em inglês.





Notícias relacionadas
Comentários
Loading...