CEO do SNS deverá ser conhecido esta manhã: Fernando Araújo reúne-se com Pizarro para acertar detalhes

Fernando Araújo vai reunir-se hoje de manhã com Manuel Pizarro no Ministério da Saúde, podendo a nova direção-executiva do Serviço Nacional de Saúde ser anunciada ainda esta sexta-feira – a reunião pretende fechar, e selar, a confirmação do antigo diretor do Hospital de São João, no POrto, como novo CEO do SNS, depois de acertar as condições finais com o novo ministro.

“Espero que seja publicado esta semana e, mal seja publicado, anunciaremos qual é a pessoa que convidamos e se essa pessoa aceita ou não aceita”, apontou, na passada 4ª feira Manuel Pizarro, referindo-se ao diploma que rege o funcionamento da futura direção executiva do SNS promulgado na passada sexta-feira pelo Presidente da República.

Os dois são do Porto e isso não é um pormenor. Não só os dois são próximos como a localização da nova direção executiva deverá mesmo ficar fora de Lisboa.

Este é só um dos pormenores que estavam por acertar, desde que Manuel Pizarro convidou Fernando Araújo para o cargo. Outros detalhes incidiram sobre a equipa e sobre as condições de autonomia a garantir à nova entidade, que surge como ponto saliente da reforma em curso na Saúde, desenhada ainda pela ex-ministra Marta Temido mas aplicada já por Manuel Pizarro. A equipa deverá ficar fechada com uma liderança de seis pessoas (incluindo o diretor-executivo) e um total a rondar as 40 pessoas, que depois trabalharão com outros serviços do Estado na Saúde.

Sobre as responsabilidades da nova entidade, criada no âmbito do estatuto do SNS recentemente aprovado, o ministro explicou que terá a cargo as “operações de natureza operacional e técnica”, sublinhando que “isso não desresponsabiliza o Governo em nada”.

“A responsabilidade pelas orientações gerais das politicas da saúde é do Governo e do Ministério da Saúde (MS), e a responsabilidade por fornecer os meios necessários e adequados ao bom funcionamento do SNS é do MS, mas as orientações técnicas e procedimental serão da parte da direção executiva”, explicou.

Ler Mais



loading...
Comentários
Loading...