António Costa demite secretários de Estado da Economia e do Turismo

O primeiro-ministro António Costa decidiu, esta terça-feira, a saída do secretário de Estado da Economia João Neves e da secretária de Estado do Turismo Rita Marques do Governo, avança o Jornal de Negócios.

Esta alteração deve-se a divergências de fundo com o atual ministro da Economia, António Costa Silva por parte de João Neves, que integrou o anterior elenco governativo do Partido Socialista (PS), e Rita Marques.

Em causa poderá estar a sugestão dos secretários sobre a descida transversal do IRC (imposto sobre o lucro das empresas). Na palavras de João Neves, “agir em IRC para resolver um problema de curtíssimo prazo é um erro”, pois acredita que a melhoria do investimento das empresas “não é garantida por um choque fiscal”, uma vez que são os mercados a ditar as decisões.

Também a secretária de Estado do Turismo concorda com esta redução e, no fim de setembro, relembrou que é o primeiro-ministro quem tem “a primeira e a última” palavra. Rita Marques está ainda envolvida numa outra polémica, este sábado, foi acusada de “usurpação de poderes” num conflito entre a empresa Pauta de Flores e o clube de futebol Salgueiros devido ao fim do consórcio que explorava a concessão do Bingo da Trindade, no Porto.

Ambos entraram em conflito com a equipa de António Costa Silva. O agora ex-secretário de Estado da Economia chegou a perguntar ao Primeiro-ministro se quem estava certo seria o ministro da Economia ou os secretários, o que causou perturbação no Governo.

João Neves, licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Economia e mestre em Administração e Políticas Públicas, assumiu a função de secretário de Estado da Economia dia 30 de março de 2022. Anteriormente, foi secretário de Estado da Economia no XXI Governo Constitucional, entre 2018 e 2019, e secretário de Estado Adjunto e da Economia no XXII Governo Constitucional. Foi também administrador da empresa Bial, chefe de gabinete do ministro da Economia e da Inovação, entre 2005 e 2007, e ainda diretor-geral da empresa do Ministério da Economia, em 2004 e 2005.

Também Rita Marques, licenciada e mestre em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, assumiu funções a 30 de março deste ano e foi secretária de Estado do Turismo do XXII Governo Constitucional.

 

Ler Mais



loading...
Notícias relacionadas