IA do Ford Kuga Hybrid ajuda condutores a controlar consumo

Depois veio a tecnologia de tração integral (AWD), capaz de detetar quais as rodas com melhor tração e de enviar mais potência a essas rodas para uma aderência extra com uma penalização reduzida de combustível.

Agora, a Ford foi mais longe introduzindo a tecnologia “AWD disconnect” para os modelos Kuga SUV, incluindo o novo Kuga Hybrid. A tecnologia utiliza inteligência artificial para desligar o sistema de tração integral inteligente do Kuga em condições de condução favoráveis para uma eficiência de combustível ainda maior e pode voltar a ligar-se mais rapidamente do que um piscar de olhos quando decide que os condutores podem voltar a beneficiar de uma aderência extra.

Apesar dos condutores poderem enfrentar estradas com condições escorregadias durante todo o ano, a tração integral inteligente oferece um benefício particular durante os meses de inverno, quando a chuva, a neve e o gelo tornam regularmente as superfícies das estradas mais difíceis. Uma superfície de estrada tornada escorregadia, pelas condições meteorológicas ou por um depósito como petróleo ou lama, representou 8% dos acidentes rodoviários no Reino Unido, em 2019.

À medida que os condutores em toda a Europa se preparam para as escapadelas sazonais e as viagens na estrada, a desconexão AWD poderia ajudá-los a manter uma trajetória mais segura na estrada ao mesmo tempo que proporciona uma poupança de combustível de aproximadamente 6,5%, de acordo com os dados da Ford, mudando para a tração às rodas dianteiras quando apropriado.

“Lógica Difusa”

O sistema de tração integral inteligente do Kuga Hybrid monitoriza continuamente quais as rodas com melhor tração na superfície da estrada, utilizando informação dos sensores em redor do veículo.

A potência do motor híbrido-elétrico a gasolina é distribuída sem problemas entre as rodas dianteiras e traseiras para uma progressão suave e uma excelente resposta em curva, com ajustes que demoram menos de 20 milissegundos. Em situações em que as rodas dianteiras não têm tração, o sistema pode mesmo enviar 100 por cento da potência para as rodas traseiras.

A sofisticada funcionalidade de desconexão AWD utiliza um cérebro eletrónico dedicado e um algoritmo de “lógica difusa” para determinar se a energia para as rodas traseiras pode ser completamente desconectada nas circunstâncias existentes, por exemplo; quando se circula numa autoestrada em condições quentes e secas. Isto faz com que a tração dianteira do Kuga Hybrid seja temporariamente acionada para uma eficiência de combustível ainda maior.

Crucialmente, a desconexão AWD está sempre pronta para voltar a ligar a energia à roda traseira se detetar que a tração integral inteligente é – ou poderá ser em breve – necessária. A desconexão AWD monitoriza a informação dos sistemas, incluindo: controlo de tração e travões anti bloqueio, para determinar a rotação e o deslizamento das rodas; ativação do limpa para-brisas e temperatura exterior, para determinar as condições meteorológicas; e pode mesmo detetar se o Kuga Hybrid está a rebocar um atrelado, para o ajudar a chegar a uma decisão em apenas 10 milissegundos.



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