Hyundai, Kia e Genesis vão apostar em sistemas NVIDIA DRIVE

A cooperação técnica com a NVIDIA, líder global em computação acelerada, permitirá ao Hyundai Motor Group desenvolver sistemas de computação “connected car” de alto desempenho para os seus automóveis de última geração.

Desde o nível básico ao nível premium, todos os futuros modelos do Grupo serão fornecidos de origem com sistemas de infotainment no veículo (IVI) desenvolvidos pela NVIDIA DRIVE. A NVIDIA DRIVE inclui hardware e software, permitindo aos sistemas de IVI do Hyundai Motor Group combinar áudio, vídeo, navegação, conectividade e serviços “connected car” baseados em sistemas inteligência artificial (IA).

Ao utilizarem a plataforma de alto desempenho e energeticamente eficiente NVIDIA DRIVE nos seus modelos futuros, as marcas do Grupo proporcionarão aos seus clientes experiências em IA no veículo totalmente integradas e em aperfeiçoamento contínuo. Os clientes da Hyundai, Kia e Genesis usufruirão assim de inúmeras funcionalidades definidas por software e baseadas na inteligência artificial, que serão atualizáveis perpetuamente.

O Hyundai Motor Group trabalha com a NVIDIA desde 2015, e a plataforma NVIDIA DRIVE já suporta os avançados sistemas IVI que encontramos nos modelos Genesis GV80 e G80. As duas companhia têm estado também a colaborar no desenvolvimento de um cockpit digital avançado, com lançamento previsto para final de 2021.

“Há mais de dez anos que a NVIDIA trouxe a eletrónica do consumidor, acompanhada por uma interface do utilizador graficamente enriquecida, para os sistemas de infotainment”, explicou Ali Kani, Vice-Presidente para os Veículos Autónomos da NVIDIA. “Agora estamos novamente a transformar estes sistemas recorrendo ao poder da IA, ajudando assim o Hyundai Motor Group a aumentar a segurança e o valor, para além de melhorar a satisfação do cliente ao longo da vida útil do veículo”.

“No Hyundai Motor Group, estamos empenhados em fornecer mais valor, segurança, funcionalidade e prazer durante a vida útil dos nossos automóveis”, acrescentou Paul Choo, Vice-Presidente Sénior para a Electronics Tech Unit (Unidade de Tecnologia de Eletrónica) do Hyundai Motor Group. “A plataforma NVIDIA DRIVE está testada e comprovada, caracterizando-se por ser expansível e energeticamente eficiente, vantagens a que se junta um desempenho capaz de suportar a nossa próxima geração de veículos definidos por software”.

Criação de novos ccOS

A parceria com a NVIDIA permitirá ao Hyundai Motor Group aplicar o seu novo “sistema operativo connected car” (ccOS) em modelos futuros. Desenvolvido internamente pelo Hyundai Motor Group, este novo sistema agrupará a grande quantidade de dados gerada pelo veículo e pela respetiva rede de sensores, assim como por centros de dados “connected car” externos, o que lhe permitirá fornecer uma experiência mais agradável e cómoda tanto para o condutor como para os passageiros.

O ccOS incorpora também uma arquitetura integrada para uma nova “plataforma de serviço connected car” (ccSP), uma estrutura aberta que permite que um vasto número de parceiros forneça serviços relevantes aos clientes.

Utilizando as estruturas de software da NVIDIA, o ccOS implementará quatro competências de TI fundamentais:

  • “Computação de alto desempenho”, usando as GPU da NVIDIA para processar grandes quantidades de dados no interior e no exterior dos veículos e otimizar o desempenho do sistema, com o objetivo de apoiar tecnologias de TI avançadas, tais como a aprendizagem profunda.
  • “Computação contínua”, que fornece um serviço ininterrupto, independentemente do estado online ou offline do veículo. O veículo liga-se à infraestrutura circundante e a dispositivos inteligentes para transportar a experiência de utilizador de dispositivos externos para o ambiente do automóvel.
  • “Computação inteligente”, que proporciona serviços personalizados inteligentes, identificando adequadamente as intenções e as condições do condutor.
  • “Computação segura”, que protege o sistema através da monitorização segura das redes interiores e exteriores do veículo e isola os dados de segurança.

Além disso, os recentes avanços no campo da IA e da computação acelerada abriram a porta a que os veículos de última geração beneficiem de novas funcionalidades e capacidades, assim como de melhores funções de segurança, que podem ser acrescentadas após a aquisição do veículo.

Graças à sua arquitetura computacional centralizada e definida por software, os novos modelos poderão ser atualizados ao longo de todo o seu tempo de vida útil, de modo a apresentarem os mais recentes avanços da tecnologia de cockpit digital, para além de outras funcionalidades.

O Hyundai Motor Group fornecerá pormenores mais específicos sobre as suas mais recentes inovações em matéria de capacidades para IVI e ccOS, à medida que os futuros modelos forem anunciados.

Ler Mais




Notícias relacionadas
Comentários
Loading...