Carros totalmente autónomos testados pela primeira vez na China

A empresa apoiada pela Alibaba afirmou esta quinta-feira que é a primeira vez que uma “frota completamente autónoma”, sem condutores nem operadores remotos, se encontra “à solta” nas estradas chinesas.

Vários projetos apelidados “robotáxi” foram testados em diversas cidades chinesas, mas esses veículos ainda contam com um condutor que pode assumir os comandos em caso de emergência ou um operador remoto com a mesma função.

Em comunicado, a AutoX revelou que nos últimos seis meses foram realizados “testes de stresse” para verificar o desempenho dos veículos sem condutores em várias situações nas vias de circulação.

Jewel Li, o diretor de operações da empresa, afirmou à CNBC que mais de 100 robotáxis estão a ser testados em cidades chinesas, 25 totalmente autónomos em Shenzhen.

Importa frisar que os veículos autónomos da AutoX apenas podem ser utilizados, nesta fase de testes, por funcionários da empresa e convidados particulares (meios de comunicação, parceiros de negócios, investidores e construtoras), de acordo com o CEO, Jianxiong Xiao.

O próximo passo será o de aumentar o número de veículos e o tamanho da área de testes, e também realizar testes em mais cidades.

Recorde-se que a AutoX também tem um serviço de táxi autónomo em Xangai e uma licença para testar veículos sem condutor em San José, Califórnia.



Notícias relacionadas
Comentários
Loading...