Sabe como higienizar o veículo de forma segura?

A empresa espanhola lançou uma série de recomendações para higienizar o automóvel de forma segura. Neste sentido, mencionou que, conforme refere a OMS (Organização Mundial da Saúde), a limpeza é um primeiro passo essencial nos processos de desinfeção de superfícies ao eliminar patógenos e reduzir a carga viral.

A matéria orgânica pode impedir o contacto direto de um desinfetante com uma superfície e inativar as propriedades germicidas ou o modo de atuação de diversos desinfetantes.

Por tal motivo, a ISTOBAL recomenda que seja feita uma limpeza profunda tanto do exterior como do interior do carro, como passo prévio para uma correta e eficaz higienização do veículo. Além disso, lembra que em Espanha a sujidade presente no carro pode dar origem a multa se interferir com a visibilidade ao volante.

A empresa aconselha também o recurso a instalações de lavagem de confiança que utilizem equipamentos e produtos eficazes para a higienização de veículos e apropriados para todas as superfícies.

Para carros particulares, recomenda em geral uma higienização exterior completa a cada 15 dias ou a higienização frequente das principais zonas de contacto do exterior do veículo.

Quanto à higienização interior, a frequência recomendada é pelo menos uma vez por semana, embora dependa do uso que for dado ao veículo e das pessoas que se desloquem no seu interior.

Primeiro: higienização exterior

Tendo em conta a distribuição habitual das instalações de lavagem, em veículos particulares pode-se começar com uma limpeza e higienização exterior para passar, posteriormente, à interior.

No caso de veículos que transportem pessoas para além do utilizador principal (como táxis, TVDE, veículos de carsharing, veículos saúde e de emergência, entre outros) aconselha-se a realização, em primeiro lugar, da higienização interior para preservar a segurança de colaboradores e clientes.

Nas instalações de lavagem podem-se encontrar programas específicos para a higienização em pontes e centros de lavagem da ISTOBAL como complemento final a um programa de lavagem habitual, além de pulverizadores para pulverizar produto desinfetante sobre a superfície do veículo.

Os puxadores das portas, bagageiras e retrovisores são os principais pontos a ter em conta numa higienização exterior do carro.

Depois de realizado o processo de higienização, recomenda-se que não seja feito o enxaguamento do carro para deixar atuar o produto desinfetante.

O que evitar na higienização interior

No que se refere à higienização interior, a ISTOBAL recomenda que se evite o uso de geles hidroalcoólicos, pois podem danificar determinadas superfícies do veículo, além de ressecar o material dos painéis de bordo e afetar ecrãs ou plásticos.

Para garantir uma maior eficácia da higienização interior, também é fundamental realizar primeiro uma limpeza a fundo do interior, retirando do carro todos os objetos desnecessários, aspirar cuidadosamente todo o habitáculo, limpar os tapetes e as restantes superfícies como o painel de controlo e os estofos.

A seguir, a ISTOBAL aconselha que se inicie o processo de higienização interior com um pulverizador manual com produto desinfetante para pulverizar o interior do veículo, dando especial atenção às zonas de maior contacto como são o volante, a alavanca de velocidades e o travão de mão.

Outros pontos também importantes são: puxadores das portas, botões de abertura e fecho do veículo e regulação de retrovisores, cinto de segurança, assentos, apoio de braços, controlo do equipamento de som e climatização, ecrã tátil, manípulos da coluna de direção, como os intermitentes ou limpa-para-brisas, alavancas de ajuste do assento, estofos, grelhas de ventilação, janelas, espelhos retrovisores e as chaves do carro.

A empresa espanhola recomenda que sejam pulverizadas de forma cuidadosa e uniforme todas as superfícies, deixando as portas do carro abertas, as janelas descidas e deixando o produto atuar durante 5 minutos.

A seguir será necessário retirar o excesso do produto que possa ficar com um pano absorvente ou, não sendo tal possível, com papel.

Para a higienização interior, a ISTOBAL também desenvolveu equipamentos de ozono com os quais se consegue uma higienização completa do habitáculo em 8 minutos, incluindo o sistema de ventilação e filtro de partículas, utilizando a recirculação do ar do veículo. Este equipamento, além disso, elimina por oxidação os maus odores.

Outras recomendações da ISTOBAL a seguir durante a higienização do veículo é o uso de luvas e de máscara, assim como a desinfeção das mãos e da roupa usada durante o processo.

Lembra também que na higienização do interior do veículo não deve ficar qualquer pessoa ou animal no interior do habitáculo.

Ler Mais




Notícias relacionadas
Comentários
Loading...