Euro NCAP lança app de emergência europeia

A app pode ser instalada gratuitamente e está disponível para Android e iOS, podendo ser usada tanto online como offline, permitindo assim que os socorristas acedam a informações mesmo quando existe pouca ou nenhuma cobertura de rede no local do acidente.

Para todos os automóveis avaliados a partir de 2020, o Euro NCAP verificará o conteúdo e partilhará na app as fichas de resgate com toda a informação que os serviços de emergência necessitarão – como por exemplo, localização dos airbags e outros componentes – para realizar o seu trabalho em segurança e garantindo o bem estar dos passageiros.

O Euro Rescue será lançado em inglês, francês, alemão e espanhol. A partir de 2023, a app estará disponível em português e nos restantes idiomas europeus.

Hoje, a segurança num automóvel não trata apenas de proteger os ocupantes e promover sistemas de assistência ao condutor, mas também de melhorar a segurança após um acidente. À medida que os veículos se tornam mais difíceis, mais complexos e com alimentação alternada, tornou-se cada vez mais crucial que os socorristas saibam o que podem e o que não podem fazer no local de um acidente.

A intervenção célere é crítica, e os socorristas precisam de informações rápidas e diretas sobre a construção de um veículo para ajudar a remover com segurança as pessoas do mesmo. Por esse motivo, as fabricantes automóveis disponibilizam as chamadas “folhas de resgate” e “guias de resposta para emergências”.

Uma folha de resgate é uma página de resumo padronizada que contém todas as informações cruciais que os socorristas precisam para realizar a remoção de ocupantes com rapidez e segurança. Isso inclui a localização de componentes (por exemplo, airbags e pré-tensores) e cabos elétricos e baterias de alta tensão, os quais podem representar um risco.

Já os guias de resposta a emergências do fabricante contêm instruções mais detalhadas para educar e auxiliar os socorristas durante o treino e são particularmente importantes para veículos a combustível alternativo.



Notícias relacionadas
Comentários
Loading...