Carmen Boulogne: O hiperdesportivo de luxo da Hispano Suiza

A Hispano Suiza lançou um segundo modelo, o Carmen Boulogne, uma evolução mais desportiva do emblemático Carmen. O Carmen Boulogne é um hiperdesportivo totalmente elétrico e altamente exclusivo, concebido, desenvolvido e fabricado em Barcelona (Espanha), do qual serão produzidos apenas cinco exemplares.

O nome Boulogne remonta a 1921, quando a Hispano Suiza desenvolveu uma versão de competição do seu coupé de altas prestações H6, e a fez alinhar na George Boillot Cup, uma corrida de resistência à volta da cidade francesa de Boulogne, que durava mais de 3h30m. E na qual a Hispano Suiza alcançou três vitórias consecutivas, com André Dubonnet (1921), Paul Bablot (1922) e Léonce Garnier (1923) ao volante do fantástico Hispano Suiza H6.

O Hispano Suiza Carmen Boulogne presta tributo a estas vitórias históricas no desporto automóvel com esta versão ainda mais potente, capaz de disponibilizar 1114 CV (820 kW) – mais 95 CV que o Hispano Suiza Carmen -, uma velocidade máxima limitada a 290 km/h e uma aceleração 0-100 km/h em somente 2,6 segundos.

O Hispano Suiza Carmen Boulogne pesa 1630 kg, menos 60 kg que o Carmen. Esta redução de peso foi alcançada graças à otimização de elementos estruturais como a suspensão, o subchassi em fibra de carbono, novos componentes CNC e um tejadilho em fibra de carbono, entre outras melhorias.

O Carmen Boulogne é animado por quatro motores elétricos síncronos de imã permanente, dois por cada roda traseira. O binário de cada motor é controlado através de sofisticados sistemas de vectorização, desenvolvidos internamente fazendo uso do conhecimento adquirido na Fórmula E.

Das 0-6500 rpm, os motores são capazes de oferecer um binário máximo de 1600 Nm, permitindo alcançar uma impressionante aceleração e disponibilizar um fluxo praticamente interminável de potência e tração.

A bateria de polímeros de iões de lítio possui uma capacidade de 80 kWh, garantindo uma autonomia de até 400 km. As baterias são concebidas e produzidas internamente, incluindo um completo sistema de controlo da temperatura, para garantir que as células estão aptas a operar de forma ótima.

Possui uma capacidade de carga rápida de mais de 80 kW DC, necessitando de apenas 30 minutos para carregar de 30-80% através de um carregador rápido CCS2. Também possui opções de carregamento CHAdeMO e GB/T.

Toda a carroçaria do Carmen Boulogne é construída em fibra de carbono, visível sob um verniz transparente que enfatiza a sua desportividade e preserva a elegância intemporal deste modelo. Conta com as mesmas óticas dianteiras semicirculares e o ar agressivo do Carmen, com a diferença de uma imponente grelha de cor de cobre.

O Carmen Boulogne é um modelo totalmente personalizável, graças ao departamento ‘Unique Tailormade’ da marca. O seu elegante interior conta com camurça ou Alcantara preta no topo do painel frontal e nos painéis das portas.

O design, desenvolvimento e produção são o resultado do conhecimento e da experiência da Hispano Suiza e da QEV Technologies, empresa especializada no desenvolvimento de motores elétricos e nos desportos motorizados.

O preço do Hispano Suiza Carmen Boulogne começa nos 1,65 milhões de euros (mais impostos locais), e o seu processo de fabrico, realizado à mão com a máxima precisão, requere, aproximadamente, doze meses.

As cinco unidades do hiperdesportivo Carmen Boulogne juntam-se aos 14 exemplares do Carmen para alcançar um total de 19 unidades produzidas, estando a primeira unidade pronta para ser entregue em 2022.



Notícias relacionadas
Comentários
Loading...