Pode estar a chegar um automóvel com marca Huawei. Tubarão chinês da tecnologia espreita elétricos

De acordo com a agência Reuters, a Huawei Technologies está em negociações com a Chongqing Sokon para adquirir uma participação social maioritária na Chongqing Jinkang New Energy Automobile, uma empresa de média escala focada na produção de veículos elétricos.

Se tal acontecer este será o primeiro passo para que a Huawei possa começar a fabricar os seus próprios automóveis, indo para lá da mera produção de software e hardware inteligentes de outras marcas.

No entanto, o porta-voz da Huawei negou estas informações obtidas pela agência britânica: ”A Huawei não está a fabricar carros nem à procura de participações sociais para que isso possa acontecer”, referiu.

Face às sanções dos EUA, que levaram a uma quebra substancial da receita da empresa chinesa fruto da venda de smartphones e outros aparelhos eletrónicos, o presidente-executivo, Eric Xu, anunciou no início deste mês que iria colaborar com três linhas de produção automóvel ligadas a Pequim para fornecer o “Huawei Inside”, um sistema operacional destinado a veículos inteligentes, como indicou então a Autocar.

Segundo uma notícia da Reuters publicada no fim de fevereiro, o tubarão tecnológico chinês planeia produzir veículos elétricos com marca própria e poderá lançar alguns modelos ainda este ano. 

Para alavancar o seu projeto na área automóvel, a Huawei está em conversações com a empresa estatal chinesa Changan Automobile e outros fabricantes do setor, no sentido de utilizar as suas fábricas para produzir veículos elétricos, de acordo com duas fontes não citadas pela Reuters.

Outra empresa também em negociações com a Huawei poderá ser a BluePark New Energy Technology, propriedade do Grupo BAIC, de Pequim.

Ler Mais




Notícias relacionadas
Comentários
Loading...