Thodex: Maior plataforma de criptomoedas da Turquia deixa investidores na bancarrota e CEO foge do país

A Thodex, a maior plataforma de criptomoedas da Turquia, anunciou que perdeu toda a sua liquidez e solvência financeiras para continuar as operações, tendo deixado milhares de investidores na bancarrota. Após denunciar a tragédia, Faruk Fatih Ozer, o fundador e CEO da empresa de apenas 27 anos, fugiu do país, revela a Bloomberg.

O Executivo de Erdogan decidiu bloquear todas as contas da Thodex e ordenou à polícia que invadisse a sede da empresa em Istambul. Ozer prometeu regressar à Turquia, mas até ao momento não o fez.

No total, cerca de 30.000 utilizadores desta carteira digital foram afetados por esta falência, de acordo com um comunicado da Thodex. O jornal Haberturk eleva para 390.000 o número de pessoas prejudicadas com este desastre financeiro. Vários especialistas admitiram à CNBC que as perdas podem ter chegado aos dois mil milhões de dólares (1,67 mil milhões de euros).

Cemil Ertem, conselheiro económico de Erdogan, informou a imprensa económica norte-americana que as autoridades acreditam estar diante “de um esquema em pirâmide” e prometeu que o Estado turco vai reagir “rapidamente” face a esta situação, preparando-se para “apertar a legislação sobre criptomoedas”.

Durante muito tempo, a Thodex foi um porto de abrigo de milhares de turcos que aproveitaram para se proteger da inflação galopante da lira: em março atingiu os 16,2%, como explica o Financial Times.





Notícias relacionadas
Comentários
Loading...