Portuguesa Pixartidea vence prémio internacional de design para a indústria automóvel

O MOP-UP é um módulo utilitário, que visa dar resposta à necessidade de resolver um dos principais problemas dos veículos e serviços de uso partilhado: a higiene e descontaminação, sendo pensado para a integração de tecnologias existentes em prol das necessidades da mobilidade urbana.

“Temos assistido à implementação de serviços e produtos orientados para o transporte partilhado, bem como para soluções citadinas de mobilidade, como bicicletas ou trotinetas, e incentivos na utilização de transportes públicos. Contudo, a Covid-19 veio levantar um conjunto de problemas associados à higiene e descontaminação dos equipamentos, em que o conceito MOP-UP pode facilmente ser adaptado”, defende Tiago Sousa, diretor criativo da Pixartidea.
Através da monotorização da temperatura corporal e da medição dos níveis de oxigénio, o MOP-UP propõe-se a realizar o diagnóstico inicial de uma potencial alteração patológica.
O dispositivo assume-se ainda como uma ferramenta capaz de esterilizar os objetos presentes nas viaturas, com recurso a raios ultravioleta, bem como desinfetar as superfícies recorrendo a uma solução aquosa, que é também antimicrobiana e antibacteriana, para limpeza das superfícies de contacto ou até mesmo do utilizador.
Promovidos pela TUC Technology, os TUC Awards contaram com a avaliação de um painel de jurados ligados à indústria automóvel, como destaque para Giorgetto Giugiaro (designer e empreendedor).
Estes prémios têm como objetivo repensar a vida a bordo dos veículos, numa lógica de reforço do conforto através da tecnologia modular TUC e plug & play.

Para o responsável da startup, esta distinção reforça “o posicionamento da Pixartidea como produtora de soluções disruptivas e de relevo para a sociedade”.
A conquista deste prémio dá a possibilidade de a empresa sediada na Startup Braga trabalhar com a TUC Technology no desenvolvimento e implementação do dispositivo.



Notícias relacionadas
Comentários
Loading...