OPEP+ surpreende e aumenta produção a partir de janeiro

A solução surpreende já que os mercados estavam a antecipar que a OPEP+ prolongaria, pelo menos por mais três meses, os atuais níveis de corte da produção.

A OPEP+ tinha decidido reduzir a oferta em 7,7 milhões de barris por dia entre agosto e dezembro, para depois aliviar esse corte em cerca de dois milhões de barris diários a partir de janeiro de 2021 –  mas esperava-se que decidisse adiar a entrada de mais crude no mercado.

A decisão não foi ainda comunicada oficialmente, mas foi avançada à Reuters e à Bloomberg por delegados da OPEP+.

Apesar do anunciado aumento de matéria-prima a partir de janeiro, os preços do petróleo estão a reagir em alta, já que nas duas últimas sessões perderam terreno devido à ausência de acordo entre as partes.

O West Texas Intermediate (WTI), “benchmark” para os Estados Unidos, para entrega em fevereiro avança 0,27% para 45,40 dólares por barril. Antes da notícia, estava a ceder ligeiramente: 0,07%. Já o contrato de fevereiro do Brent do Mar do Norte, crude negociado em Londres e referência para as importações europeias, soma 0,50% para 48,49 dólares, quando apenas subia 0,15% antes do anúncio da decisão, revela o Jornal de Negócios

No início da reunião de hoje, fontes ligadas às conversações tinham avançado que a Rússia (que não queria adiar a entrada de crude no mercado) e a Arábia Saudita (que era favorável à manutenção do atual nível de produção) tinham posto de lado o plano de deixar tudo na mesma durante mais três meses, podendo então aumentar a oferta.

A Rússia – que faz parte do grupo de 10 aliados da OPEP – é um dos membros de fora do cartel que se mostra sempre mais reticente a novos cortes da oferta ou adiamentos do aumento de crude no mercado. Em março, foi precisamente devido ao braço de ferro entre Riad e Moscovo que não houve acordo quanto às novas quotas de produção – o crude de referência dos EUA (o West Texas Intermediate) chegou a negociar, em abril, cerca de 40 dólares negativos.



Notícias relacionadas
Comentários
Loading...