Hyundai alia-se à INEOS para acelerar a economia do hidrogénio

A Hyundai e a INEOS irão investigar conjuntamente oportunidades para a produção e fornecimento de hidrogénio, bem como a implementação a nível mundial de aplicações e tecnologias de hidrogénio. Ambas as empresas pretendem, inicialmente, facilitar os projetos do setor público e privado centrados no desenvolvimento de uma cadeia de valor do hidrogénio na Europa.

O acordo também inclui a avaliação do sistema de células de combustível proprietário da Hyundai para o recém-anunciado veículo INEOS Grenadier 4×4. Esta cooperação representa um passo importante nos esforços da INEOS em diversificar as suas opções de grupo motopropulsor numa fase inicial.

O sistema de células de combustível modular proprietário da Hyundai, que os veículos de avaliação irão utilizar, já provou ser fiável e eficaz no SUV Hyundai NEXO. O primeiro SUV movido a hidrogénio do mundo tem a maior autonomia de condução entre veículos movidos a hidrogénio no mercado. A Hyundai é uma das empresas líderes no domínio da tecnologia das células de combustível, tendo iniciado a primeira produção mundial em massa de veículos elétricos a células de combustível em 2013.

Recorde-se que a INEOS lançou recentemente um novo negócio para desenvolver e construir uma capacidade limpa de hidrogénio em toda a Europa, em apoio ao impulso para um futuro sem carbono. A empresa produz atualmente 300.000 toneladas de hidrogénio por ano, principalmente como subproduto das suas operações de fabrico de produtos químicos.

Através da sua filial INOVYN, a INEOS é o maior operador de eletrólise existente na Europa, a tecnologia crítica que utiliza energias renováveis para produzir hidrogénio para a produção de energia, transporte e utilização industrial. A sua experiência em armazenamento e manuseio de hidrogénio, combinada com o seu know-how estabelecido na tecnologia de eletrólise, coloca a INEOS numa posição única para impulsionar o progresso rumo a um futuro livre de carbono baseado no hidrogénio.

Em 2018, o Hyundai Motor Group anunciou o seu roteiro de médio e longo prazo, o Fuel Cell Vision 2030, para aumentar a produção anual de sistemas de células de combustível de hidrogénio para 700.000 unidades até 2030.



Notícias relacionadas
Comentários
Loading...