Covid-19: União Europeia espera alcançar imunidade de grupo em julho

A União Europeia (UE) espera atingir a imunidade de grupo, em meados de julho, afirmou hoje Thierry Breton, comissário europeu para a indústria e voz do bloco para o diálogo com as farmacêuticas, citado pelo Le Parisien.

“Em janeiro foram entregues 14 milhões de doses, em fevereiro 28 milhões e em março 60 milhões. Para o próximo trimestre, vão chegar mais 100 milhões de doses em abril, maio e junho. A partir de setembro entramos em velocidade de cruzeiro, munidos de 200 milhões de doses”, esclareceu Breton à margem de uma visita a um laboratório da farmacêutica Moderna, em Chenôve, França.

O comissário europeu aproveitou ainda a oportunidade e voltar a culpar a AstraZeneca pelos atrasos dos planos de vacinação dos 27 Estados-membros: “Se tivéssemos recebido todos os lotes que a farmacêutica se comprometeu a entregar estaríamos a correr à mesma velocidade que o Reino Unido. Vou ser franco, a culpa é da AstraZeneca e vamos apurar as consequências jurídicas desta falha”, garantiu.

A UE só vacinou até ao momento 5,2% da sua população. O Reino Unido já chegou aos 8,1%. Portugal está acima da média europeia, com 5,4%, de acordo com a Bloomberg.





Notícias relacionadas
Comentários
Loading...