Texas: Biden declara catástrofe e promete apoios aos mais de 29 milhões que estão sem água potável

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, declarou no sábado o estado de catástrofe para o Texas e pediu a várias agências governamentais que identificassem as necessidades que precisam de ser colmatadas, depois de uma das piores tempestades de inverno dos últimos anos ter assolado o centro e o sul dos EUA, como noticia a CBS News.

Com a declaração de estado de catástrofe, os cidadãos residentes em 77 dos 254 condados do Texas vão poder receber apoios federais que abrangem doações para habitação temporária e reparações domésticas, bem como “empréstimos de baixo custo” para cobrir perdas em propriedades que não têm qualquer apólice de seguro, como explicou um comunicado emitido pela Casa Branca no sábado e citado pelo New York Times.

Biden já prometeu que ampliará os apoios em caso de necessidade. Na quinta-feira, o Presidente norte-americano publicou no Twitter uma mensagem a afirmar a sua determinação no combate a este desastre e avisou que irá visitar o Estado ainda esta semana.

Mais de 29 milhões de pessoas no Texas estão a sofrer com a falta de água potável, devido à explosão de vários canos provocada pelo frio e pelo gelo e à paralisação de algumas estações de tratamento de água, em função das tempestades de neve e das temperaturas extremamente baixas, como revelou o Guardian.

As autoridades do Texas recomendaram a um total de sete milhões de pessoas, um quarto da população do segundo maior estado do país, que fervam a água da torneira antes de a beberem. Muitos dos cerca de 29 milhões de residentes precisam urgentemente de alimentos e de outros mantimentos. Só no fim de semana foram entregues 13.000 garrafões de água e 25.000 kits de refeição, segundo a televisão americana. A interrupção do abastecimento de água é a segunda catástrofe causada pelo frio no Estado, depois do apagão em várias regiões que deixou milhões de pessoas sem energia elétrica e provocou pelo menos 30 mortes, como revela a imprensa norte-americana.
Ler Mais




Notícias relacionadas
Comentários
Loading...