China vai reforçar o orçamento da Defesa

A China prepara-se para reforçar o orçamento para a Defesa e deve anunciar esta medida a 5 de março, durante a tradicional abertura anual dos trabalhos parlamentares, segundo revelam especialistas em assuntos miliares, em declarações à Reuters.

“A China está a enfrentar uma situação em matéria de segurança externa que é a mais grave desde a Guerra da Coreia”, disse Ni Lexiong, professor aposentado da Universidade de Xangai.

O apoio e a venda de armas entre os EUA e Taiwan, a presença regular de porta-aviões da frota norte-americana no Pacífico ao largo da costa da China e a recente presença de um navio de guerra francês no Mar da China Meridional são as razões apresentadas pelos politólogos para este passo orçamental.

Ross Babbage, um membro não residente do Centro de Avaliações Estratégicas e Orçamentais com sede em Washington e ex-funcionário da Defesa australiana, foi ainda mais concreto e afirmou esperar um aumento de cerca de 7%. “Isso é menos do que algumas pessoas poderiam esperar e a razão é que a economia chinesa ainda não está em grande forma”, explicou Babbage à Reuters.

Apesar de a economia chinesa “ter sido a única a não sofrer contração com a pandemia e inclusive ter registado um crescimento de 2,1%”, de acordo com o Financial Times, tal aumento fica bem distante dos 8,4% esperados para o próximo resultado anual, de acordo com o Wall Street Journal.

Pequim ocupou no ano passado o terceiro lugar na lista dos países com maior poder militar, logo a seguir aos EUA.

Segundo uma pesquisa  desenvolvida pela plataforma Global Fire Power, Pequim tem 1.200 aeronaves de combate, 327 helicópteros e 79 submarinos, superando o Kremlin no capítulo do combate terrestre com 35.000 veículos blindados. Na tabela de investimento, a China é o número dois com 178.200.000.000 dólares (146.853.996.300€) destinados à Defesa, um aumento de investimento de 6,6% face ao ano anterior e a pior taxa de aumento em 30 anos de história militar chinesa, como refere a Bloomberg.

Ler Mais




Notícias relacionadas
Comentários
Loading...