Vírus que causa a ‘doença do beijo’ pode estar na origem da esclerose múltipla, alertam cientistas

A esclerose múltipla pode ser causada pelo vírus associado à ‘doença do beijo’, de acordo com um estudo da Universidade de Harvard, citado pelo ‘Independent’.

A equipa de investigação considera que a doença crónica pode resultar de uma infeção de Epstein-Barr (EBV), um vírus do herpes que causa a mononucleose infeciosa, conhecida como a ‘doença do beijo’ por ser altamente contagiosa através da saliva.

Enquanto causa fadiga, febre, erupções cutâneas e glândulas inchadas, os investigadores sugerem que o EBV também pode originar uma infeção latente e vitalícia, que pode ser uma das principais causas da esclerose múltipla.

A pesquisa, publicada na revista Science, analisou 955 jovens adultos que foram diagnosticados com esclerose múltipla durante o serviço ativo nas forças armadas.

Comparando com amostras de 10 milhões de militares, os cientistas descobriram que o risco de esclerose múltipla aumentou 32 vezes após ser infetado pelo vírus Epstein-Barr.

“A hipótese de que o EBV causa esclerose múltipla foi investigada pelo nosso grupo e outros durante vários anos, mas este é o primeiro estudo que oferece evidências convincentes de causalidade”, disse Alberto Ascherio, autor do estudo e professor de epidemiologia e nutrição da Harvard Chan School.

O responsável acrescentou ainda: “Este é um grande passo porque sugere que a maioria dos casos de esclerose múltipla pode ser evitada se for interrompida a infeção pelo EBV, e que direcionar o EBV pode levar à descoberta de uma cura para a esclerose múltipla”.

A doença faz com que o sistema imunológico ataque neurónios no cérebro e na medula espinhal, o que pode danificar permanentemente o sistema nervoso central. Em casos graves, as pessoas podem perder a capacidade de andar.

“Atualmente, não há como prevenir ou tratar efetivamente a infeção pelo EBV, mas uma vacina com medicamentos antivirais específicos,  poderia prevenir ou curar a doença”, concluiu Ascherio.

Ler Mais


Comentários
Loading...