Vem aí muito frio: Temperaturas descem gradualmente a partir de hoje em todo o país

Os próximos dias serão de muito frio, com os valores da temperatura, sobretudo da mínima, a descer gradualmente a partir de hoje e, pelo menos até quinta-feira, de acordo com o ‘Instituto Português do Mar e da Atmosfera’ (IPMA).

Paula Leitão, meteorologista do IPMA, explica à Multinews que vai haver uma decida gradual da temperatura, que hoje será sobretudo da mínima, mas amanhã já atinge a máxima também, tal como na quinta-feira.

“Isto faz com que as temperaturas, que estavam mais ou menos dentro dos valores para a época do ano, comecem a estar abaixo da média para este mês de janeiro”, refere.

Este cenário traz “condições para formação de geada principalmente nas regiões de Trás os Montes e Beira Alta, mas que podem estender-se para todo o Interior e até à faixa costeira, na região do Alentejo”, adianta Paula Leitão.

Segundo a especialista, esta “é uma situação que se vai agravando, com a temperatura a baixar próximos três dias consecutivos”, pelo menos até quinta-feira, o que “contribui mais também para a formação de geada”.

Importa ainda referir que o tempo “será cada vez mais seco, com poucas condições para a ocorrência de nevoeiros, que serão cada vez menos prováveis”, segundo Paula Leitão.

Quanto a valores concretos, no Porto estão previstos para hoje sete graus de mínima e 17 de máxima, que até quinta-feira baixam para 4 e 14 graus. Em Trás-os-Montes, baixam de 3 graus de mínima e 13 de máxima, previstos hoje, para -1 e sete graus no final da semana.

Em Lisboa, estão previstos agora 10 graus de mínima e 16 e máxima, que descem para 6 e 14 graus, respetivamente. Por último, no Alentejo, os valores descem de 8 graus de mínima e 16 de máxima, para 3 e 13 graus, respetivamente. “São dias frios com noites frias”, conclui.

Ler Mais


Comentários
Loading...