Veículos elétricos mantêm tendência crescente em Portugal: Peugeot ‘rouba’ liderança da Tesla nos mais vendidos

Cinco meses consecutivos com quotas de vendas acima dos 20% – as vendas de veículos elétricos em Portugal continuam a sua tendência de consolidação no mercado português. Foram vendidos, em maio, 1.457 veículos BEV (100% elétricos) e 1.237 PHEV (veículos híbridos plug-in), num total de 2.694 veículos, o que representa, face ao mês homólogo de 2021, um aumento de 64% e, relativamente à 2 anos, em plena pandemia, um aumento cinco vezes superior.

Em maio, o conjunto de veículos BEV + PHEV superou os valores do mês passado em 324 veículos, o que se traduz numa variação homóloga positiva de 14%.

A venda de veículos com motores de combustão interna (VCI), em maio, traduziu-se no pior mês do ano, com uma variação negativa de 28,4% relativamente ao ano passado, em virtude de terem sido vendidos menos 4.068 veículos ligeiros de passageiros, o que reforça a tendência de quebra nas vendas dos ligeiros de passageiros com motores poluentes, seja a gasolina ou a gasóleo.

Em 2022, um em cada cinco automóveis ligeiros de passageiros vendidos em Portugal é elétrico! O valor da variação mensal homóloga recuperou do valor negativo que se verificou em abril e passou para os 7,9%. Em termos mensais, a quota de maio foi de 19,7%, enquanto a quota anual cifrou-se nos 20,6%. Ou seja, a venda de veículos elétricos ligeiros de passageiros, BEV + PHEV, mantém-se estável, mês após mês, acima dos 20%.

Em maio, a marca mais vendida de BEV na categoria de ligeiros de passageiros foi a Citroën, com 148 viaturas entregues, seguida da também francesa Peugeot com 131 e da Mercedes-Benz com 121 a fechar o pódio. Portanto, em relação ao mês passado, as duas marcas francesas continuam firmes, enquanto a Hyundai deixou o pódio a favor da Mercedes-Benz.

No acumulado do ano de 2022, relativamente à marca mais vendida de BEV, verificou-se uma troca nos três primeiros lugares. A Peugeot ultrapassou a Tesla com 613 viaturas entregues, a Tesla ocupa o 2º lugar com 591 e a BMW surge em 3º lugar com 456 unidades vendidas. Nada de novo no top 3 das marcas mais vendidas dos PHEV. Mantém-se o trio BMW, Volvo e Mercedes-Benz, por esta ordem.

Ler Mais


Comentários
Loading...