Veículos elétricos e híbridos já representam 10% da procura no mercado de veículos usados

Os veículos elétricos e híbridos já representam mais de 10% da procura no mercado nacional de veículos usados, de acordo com dados revelados esta terça-feira pelo Standvirtual. A procura subiu na gama dos carros elétricos, que em junho último estava igual aos híbridos a gasolina (2,5%), e posiciona-se agora como a terceira tipologia de combustível mais procurada no site de procura de carros, com ligeiro aumento em outubro (5,5%).

Os veículos a diesel continuam a ser os mais procurados mas revelou, pela primeira vez nos últimos meses, maior oferta de anúncios (67%) do que de procura e visualizações (66%). A seguir chegam os veículos a gasolina, com 26% dos anúncios disponíveis e 24% de procura.

Agora na 3ª posição dos combustíveis mais procurados, os carros elétricos (5,5%) subiram dois pontos percentuais em relação a setembro e a procura e visualizações superam os anúncios disponíveis no Standvirtual. No total, elétricos (5,5%), híbridos a gasolina (3%) e híbridos a diesel (1,5%) já representam 10% da procura, em outubro.

Por segmentos na procura, as carrinhas destacam-se (19%), seguido dos SUV (17,5%) e os utilitários (16,5%).

Quando a questão é o preço, a única categoria no qual existem mais anúncios do que visualizações está entre os 10 e 25 mil euros, que representa mais de metade dos anúncios no site. Nas restantes categorias, sobretudo nos carros abaixo dos 5 mil euros ou superiores a 40 mil euros, há significativamente mais visualizações do que anúncios disponíveis, o que pode relacionar com a escassez de oferta. A categoria dos 5 e 10 mil euros, que até ao mês passado tinha ligeiramente mais anúncios do que visualizações, está agora equilibrado nos dois itens.

Por marca, a BMW e a Mercedes-Benz foram os mais procurados, com 12,8 e 12,1% da procura, respetivamente, com as visualizações a superar a média de anúncios disponíveis.

A falta de oferta de anúncios relativamente ao número de visualizações sente-se maioritariamente nos carros abaixo dos 5 mil euros, em modelos como o Opel Astra, Land Rover Freelander, Renault Clio, BMW Serie 3 e 5 e Fiat Punto. Nos carros acima dos 40 mil euros, a escassez de anúncios para as visualizações observa-se no Tesla Modelo 3, Mercedez-Benz Classe C e Porsche 911.

Por fim, o número de visualizações por ano de matrícula, há que destacar os carros matriculados entre 2015 e 2018 como os mais procurados, registando-se em outubro um aumento do número de visualizações de veículos matriculados entre 2019 e 2020 face ao mês anterior.

Ler Mais


Comentários
Loading...