Um em cada cinco automóveis ligeiros de passageiros vendido em 2022 em Portugal é elétrico, indica associação

Um em cada cinco veículos ligeiros de passageiros vendidos em Portugal é elétrico, garantiu esta segunda-feira a UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos – no mês de abril registou-se uma consolidação das vendas de veículos elétricos, com um total de 1.159 100% elétricos (BEV) e 1.221 veículos elétricos híbridos plug-in (PHEV) entregues, num total de 2.380 veículos elétricos.

Os veículos 100% elétricos registaram assim uma queda de 38,4% face ao mês de março de 2022, mas consolidaram a trajetória de crescimento com um aumento de 23,2% em relação ao mês homólogo, tendo-se vendido mais 218 unidades em abril de 2022 do que em abril de 2021. Em relação aos veículos elétricos híbridos plug-in a queda em relação ao mês de abril de 2022 foi de 6,3% e em relação ao mês homólogo a queda cifrou-se em 13,4%.

Em relação à totalidade do mercado automóvel, as vendas de novos veículos automóveis ligeiros de passageiros com motores de combustão interna (VCI) continuam a registar perdas sucessivas, tendo caído 18,1% este mês de abril e acumulam perdas de 2,9% desde o início de 2022.

Com a generalidade do mercado automóvel de ligeiros de passageiros a cair, pela falta de componentes, transversal à generalidade das marcas, ou pelas interrupções nos transportes marítimos, os veículos elétricos têm consolidado a sua quota de mercado, com uma quota mensal de 17,9% e uma quota anual de 20,9%, o que quer dizer que,em 2022, um em cada cinco automóveis ligeiros de passageiros vendidos em Portugal é elétrico!

Quando analisamos os veículos 100% elétricos, muito mais eficientes do que qualquer outra categoria, incluindo os veículos híbridos plug-in, verificamos que um em cada dez ligeiros de passageiros vendidos em Portugal já é 100% elétrico durante o ano de 2022, embora tenha tido um ligeiro retrocesso em abril onde registou uma quota de mercado de 8,1%. Os veículos 100% elétricos (BEV) representam a única categoria com crescimento em todos os primeiros quatro meses do ano, terminado o período com um crescimento invejável de 88,1%!

Comparando o crescimento homólogo, considerando todas as categorias de veículos 100% elétricos, estes crescimentos ainda são mais expressivos, atingindo os 113,1% desde o início do ano.

No mês de abril a marca mais vendida de BEV – na categoria de ligeiros de passageiros – foi a Peugeot, com 138 viaturas entregues, seguida da Hyundai com 115 e da Renault com 100 a fechar o pódio, as únicas três marcas que conseguiram vender mais de 100 unidades no mês. No acumulado do ano de 2022, como a marca mais vendida de BEV, mantém-se a Tesla com 556 viaturas entregues, seguindo-se a Peugeot no 2º lugar com 482 e a BMW em 3º lugar com 384 unidades vendidas.

Quer no mês quer no ano, no top 3 de marcas mais vendidas dos PHEV e BEV+PHEV, mantém-se o trio BMW, Volvo e Mercedes-Benz, por esta ordem.

Ler Mais


Comentários
Loading...