Ucrânia reforça segurança nas embaixadas no exterior depois de ataque com uma carta bomba em Madrid

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Dmytro Kuleba, ordenou esta quarta-feira o reforço da segurança em todas as representações diplomáticas no exterior após a explosão de uma carta bomba na Embaixada de Madrid, no qual um funcionário saiu levemente ferido.
O funcionário que recebeu o objeto que chegou através do correio teve de ser assistido no hospital Nuestra Señora de América.
Um porta-voz do ministério ucraniano, Oleg Nikolenko, confirmou o incidente na rede social ‘Twitter’, enfatizando que a vida do trabalhador ferido não está em perigo.
An explosive device hidden in an envelop detonated inside the embassy of Ukraine in Madrid. One staff member injured. FM @DmytroKuleba instructed to strengthen the security of all Ukrainian embassies. He also called on the Spanish authorities to urgently investigate this attack.
— Oleg Nikolenko (@OlegNikolenko_) November 30, 2022
Kuleba exortou ainda o seu homólogo espanhol, José Manuel Albares, a tomar medidas “urgentes” para esclarecer o ataque, embora tenha realçado que as forças de segurança já foram destacadas para a zona.
O responsável ucraniano alertou ainda que tais ataques ou ameaças não vão intimidar a equipa diplomática no exterior ou interromper o seu trabalho diário para combater a agressão russa.