Ucrânia: Putin falhou e “é improvável que consiga agora ocupar a Ucrânia”, garante responsável britânico

O secretário de Defesa do Reino Unido garantiu, esta sexta-feira, que é agora improvável que Vladimir Putin consiga ocupar a Ucrânia – Ben Wallace frisou que a invasão “vacilou” e estava a “começar a fracassar” conforme avançou promessas de maior apoio financeiro e militar à defesa do país do leste europeu.

Segundo o responsável britânico, é importante entender que os combates e a perda de vidas ainda estão a ocorrer mas acrescentou que a Rússia está “a começar a falhar em muitas áreas”. “Eles falharam até agora e é improvável que consigam ocupar a Ucrânia”, precisou.

“A sua invasão vacilou e foi constantemente alterada uma vez que estavam realmente focados apenas em partes do sul e do leste, muito muito longe da sua chamada operação especial de três dias”, garantiu. “Três dias que agora são mais de 150 dias e quase seis meses, com enormes perdas significativas de equipamentos e, de facto, de pessoal russo.”

“O presidente Putin terá apostado que, em agosto, todos estaremos entediados com o conflito e a comunidade internacional teria ido em direções diferentes. Hoje é a prova em contrário”, referiu Ben Wallace, que confirmou o envio de mais armamento para a Ucrânia repelir a invasão da Rússia.

“O nosso apoio contínuo envia uma mensagem muito clara: a Grã-Bretanha e a comunidade internacional continuam a opor-se a essa guerra ilegal e estarão lado a lado, fornecendo ajuda militar defensiva à Ucrânia para ajudá-los a defender-se contra a invasão de Putin”, finalizou.




loading...
Comentários
Loading...