Ucrânia deve tornar-se candidata oficial à União Europeia já esta quinta-feira

A Ucrânia deve tornar-se uma candidata oficial à União Europeia já esta quinta-feira numa decisão simbólica, mas que eleva a moral após a invasão da Rússia, disseram hoje ministros e diplomatas citados pela ‘Reuters’.

Espera-se que os líderes da UE em Bruxelas aprovem nesse dia a recomendação da semana passada da Comissão Europeia, o executivo da UE, dando assim luz verde para que o país esteja mais perto de aderir ao bloco.

Após vários dias de discussões internas da UE, não surgiu nenhuma oposição entre os 27 Estados membros, confirmaram três diplomatas à agência de notícias.

Antes destas informações, o ministro dos Negócios Estrangeiros do Luxemburgo já tinha dito que os países europeus estavam unidos no seu apoio para conceder à Ucrânia o estatuto de candidato a membro da UE.

Em declarações aos jornalistas, citadas pela ‘Reuters’, Jean Asselborn disse que estavam “a trabalhar para dizer a Putin que a Ucrânia pertence à Europa, que também defenderemos os valores que o país defende”.

A Comissão Europeia (CE) recomendou na sexta-feira passada ao Conselho que seja concedido à Ucrânia o estatuto de país candidato à adesão à EU, “no pressuposto de que serão tomadas medidas numa série de áreas”.

“Temos uma mensagem clara, que é: sim, a Ucrânia merece a perspetiva europeia, e sim, a Ucrânia deve ser acolhida como país candidato”, anunciou em Bruxelas a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

Portugal vai acompanhar o parecer da Comissão Europeia para que seja concedido este estatuto à Ucrânia, anunciou na sexta-feira o primeiro-ministro português, António Costa, depois de um dia de audiências com os partidos com representação parlamentar sobre esta matéria.

Os países membros da UE reúnem-se assim no final da semana para decidir se concedem oficialmente à Ucrânia o status de candidato à adesão, algo que exige a unanimidade dos 27. Apesar de a decisão não ser oficial, tudo indica que será positiva.

Ler Mais


Comentários
Loading...