Turquia e Síria: Imagens de satélite mostram o antes e o depois do sismo

O terramoto que ocorreu na madruga de segunda-feira deixou várias cidades devastadas na Turquia e na Síria, com milhares de pessoas ainda presas nos escombros. Até ao momento, contabilizam-se mais de 11.100 vítimas mortais, de acordo com um novo balanço provisório divulgado hoje pelas autoridades.

As cidades próximas do epicentro do sismo de magnitude 7.8 na escala de Ritcher são onde a destruição é mais visível, como se pode ver nas fotografias de satélite da empresa norte-americana Maxar Technologies.

As imagens mostram edifícios inteiros destruídos assim como campos agrícolas improvisados completamente arrasados, só na Turquia há relatos do desmoronamento de 11.342 edifícios desmoronados, mas apenas cerca de seis mil foram confirmados pelo presidente do país Recep Erdogan.

A cidade de Islahiye, região de Gaziantep, não escapou aos violentos tremores de terra que mudaram totalmente o cenário em ambos os países afetados por esta catástrofe natural. Nesta região, os telhados das casas caíram e o gás foi cortado para evitar explosões.

Outro local bastante afetado foi a cidade de Nurdagi, também na região de Gaziantep. Nas imagens consegue ver-se as tendas e veículos de emergência a bloquear as ruas mais movimentadas nas horas seguintes aos abalos.

A Autoridade de Gestão de Desastres e Emergências turca indicou que cerca de 60.200 membros das equipas de busca e salvamento, incluindo especialistas de mais de 70 países e de organizações não-governamentais, estão a trabalhar em missões de buscas e salvamento e remoção de escombros, no âmbito de um dispositivo que conta com mais de 100 aviões e helicópteros destacados.

As primeiras equipas de resgate estrangeiras chegaram na terça-feira. A União Europeia (UE) mobilizou 1.185 equipas de resgate e 79 cães de busca para a Turquia de 19 Estados-membros, incluindo França, Alemanha e Grécia.

Ler Mais



loading...
Notícias relacionadas