SNS24: Tem dificuldades em contactar a linha para obter requisição de teste ou declaração de isolamento? Então leia isto

Há cada vez mais pessoas com dificuldades em contactar a linha Saúde 24 (SNS24) para obter as requisições para os testes PCR, bem como as declarações de isolamento, que permitem saber quando tem alta.

Para agilizar os procedimentos, A Direção Geral da Saúde (DGS) criou uma nova norma, que entrou em vigor na segunda-feira e substitui “a declaração provisória de isolamento profilático, até agora emitida somente na sequência de contacto com o Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde (SNS24), por uma declaração provisória de isolamento”, emitida de forma automática.

No entanto, para outras situações, Gustavo Tato Borges, Presidente da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública, explicou à ‘CNN Portugal’ o que fazer se tiver dificuldades em contactar a linha.

Assim, caso não consiga entrar em contacto para denunciar possíveis sintomas ou pedir um teste PCR que confirme o resultado do autoteste, deve dirigir-se à farmácia e fazer um teste confirmatório. Os testes rápidos da farmácia são gratuitos e são reconhecidos pela autoridade de saúde – em caso de resultado positivo, permitem-lhe entrar diretamente no sistema, explica.

Depois, se o resultado for positivo é integrado na plataforma SINAVE-LAB que, no prazo de 24 horas, irá enviar automaticamente três mensagens ao utente com todas as informações para poder realizar o teste PCR e aceder à declaração provisória der isolamento.

Numa outra situação, se é um contacto de alto risco, não foi contactado pela autoridade de saúde nem consegue contactar a SNS24, deve realizar o mais rapidamente possível um teste confirmatório na farmácia, manter-se em isolamento durante sete dias e realizar um novo teste.

Tato Borges, sublinha ainda que no caso de ambos os testes serem negativos, poderá terminar o isolamento e fazer a sua vida normalmente a partir do oitavo dia. Não é necessária qualquer autorização de saída.

Importa ainda referir que se precisar de uma declaração para justificar ausência no trabalho/escola, deve insistir nas tentativas de contacto com alguma das autoridades de saúde.

Ler Mais


Comentários
Loading...