Site das Finanças com problemas: Portal e-fatura vai estar indisponível a partir das 12h30

O Portal das Finanças está, neste momento, a funcionar com problemas, o que se vai agravar. A partir das 12h30 os serviços do sistema e-fatura vão estar indisponíveis previsivelmente até às 14h00, informou a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT).
Esta interrupção foi justificada com questões de ordem técnica, anunciou o Fisco porém, sem fornecer detalhes adicionais. Embora a previsão é que apenas surtam problemas no e-fatura, o site apresenta já dificuldades no acesso aos serviços tributários.
Recentemente, o Portal das Finanças tem vindo a funcionar de forma problemática, segundo a Ordem dos Contabilistas Certificados, que já contactou o primeiro-ministro e o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais. “Desde o começo do ano que temos vindo a sentir, injustificada e lamentavelmente, sérias dificuldades na utilização do Portal da AT”, deu conta a bastonária Paula Franco, em comunicado.
“Estas dificuldades obstaculizam o normal exercício das nossas funções profissionais e prejudicam o normal cumprimento das obrigações declarativas e de pagamento dos contribuintes”, sublinhou.
De recordar que, até dia 15 deste mês devem ser comunicadas alterações no agregado familiar e, no caso dos casais separados, devem transmitir à AT a decisão tomada sobre situações de residência alternada de filhos e percentagem na partilha de despesas de dependentes em guarda conjunta.
Também neste prazo, deve ser comunicado os membros do agregado familiar que frequentam escolas em território do interior ou das regiões autónomas e ainda o valor das despesas de educação.
Já até ao dia 25, é necessário a confirmação das despesas de 2022 no e-fatura.