Sem alterações: Preços dos combustíveis não mexem esta semana

Os preços dos combustíveis em Portugal não vão sofrer alterações esta semana, apurou a MultiNews junto de fontes do sector. No caso da gasolina, o valor de referência está nos 1,723 euros, enquanto o gasóleo custa 1,538 euros, segundo dados da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG).

A confirmar-se a tendência, será a primeira vez em nove semanas que o gasóleo não sobe. No caso da gasolina, será a primeira vez em um mês.

Os preços dos combustíveis em Portugal têm registado uma trajetória ascendente. Segundo dados da DGEG, o preço do gasóleo já subiu 38 vezes e desceu apenas oito desde o início do ano. Quanto à gasolina, aumentou 30 vezes e recuou apenas sete desde janeiro.

A escalada do preço dos combustíveis tem motivado preocupação, alertas e protestos nos mais diversos setores da economia portuguesa, da metalurgia e metalomecânica ao transporte de passageiros e de mercadorias e da agricultura à distribuição, pedreiras, madeira e mobiliário.

Atualmente a viver um período com os preços do gasóleo e gasolina a bater recordes, Portugal viu, pela primeira vez, o custo de venda ao público de um combustível ultrapassar a barreira dos dois euros por litro em alguns postos de abastecimento das áreas de serviço nas autoestradas.

A situação resulta de uma conjugação de fatores, desde restrições por parte dos grandes exportadores de petróleo à explosão da procura após a contenção durante a pandemia de covid-19 e à pressão sentida em toda a cadeia logística, na qual se têm registado subidas de preços não só nos transportes, mas também nas operações portuárias e nos seguros.

Segundo dados do último boletim da Comissão Europeia, Portugal terá atualmente a oitava gasolina e o décimo gasóleo mais caros entre os Estados-membros e, face aos sucessivos aumentos semanais dos preços dos combustíveis, surgiram nas redes sociais apelos a um boicote ao abastecimento e os camionistas admitem também protestar.

Entre os 27 Estados-Membros, o preço médio de referência da gasolina ronda os 1,632 euros por litro, enquanto o ‘diesel’ vale 1,492 euros por litro. Já na zona euro, um litro de gasolina custa 1,689 euros e um litro de gasóleo vale 1,516 euros.

Ler Mais


Comentários
Loading...