Santos Silva eleito novo presidente da Assembleia da República

Tal como se esperava, Augusto Santos Silva (PS) foi eleito como o novo presidente da Assembleia da República, sucedendo assim neste cargo a Eduardo Ferro Rodrigues.

O antigo ministro dos Negócios Estrangeiros foi eleito com 156 votos a favor. Foram depositados 63 votos em branco e 11 votos nulos pelos deputados do Parlamento.

A eleição de Santos Silva era uma formalidade em virtude da maioria parlamentar dos socialistas. A grande curiosidade nesta votação era saber quantos votos a favor teria Santos Silva.

Após a eleição, o novo presidente da Assembleia da República dirigiu-se aos deputados presentes no hemiciclo para lhes agradecer a confiança manifestada. “É uma honra que excede o mérito pessoal”, referiu.

Augusto Santos Silva prometeu uma presidência “imparcial, contida e aglutinadora” e assegurou que vai respeitar a independência da agenda de todas as bancadas.

Teceu ainda rasgados elogios a Ferro Rodrigues, o homem a quem sucedeu. “O Ferro Rodrigues é para mim, como para tantos outros, uma inspiração maior”, enalteceu.

A votação que culminou na eleição de Santos Silva foi marcada por um impasse insólito. Houve deputados que não foram chamados para votar porque a lista de deputados ainda “não estava atualizada”, como explicou Maria da Luz Rosinha.

Por esse motivo, o processo de votação foi mais prolongado do que o habitual.

Ler Mais


Comentários
Loading...