Saiba quais as profissões mais procuradas pelas empresas em 2022 (e conheça o salários)

O ano ainda agora começou, mas o mercado de transferências está ao rubro, sobretudo em certas áreas. Garantido está já que nenhum perfil fica isento do que se tornou popularmente conhecido como “upskilling” e “reskilling” – ou seja, continua a ser dada prioridade a determinadas aptidões e capacidades de trabalhar contrarrelógio, num esforço de adaptação à contínua evolução digital.

No entanto, algumas profissões nas áreas da Engenharia, Finanças, Banca, Marketing e Ciências da Vida sobressaem entre as mais procuradas pelas empresas ao longo deste ano. Os salários oferecidos oscilam entre os €20 mil e os 40 mil euros. Mínimo.

Confira aqui a seleção de tendências da consultora Adecco

1. Engenharias

Profissionais da área do planeamento, logística, qualidade e contratação seguem no topo dos mais procurados, pela rotatividade a que o mercado tem assistido, registando ainda uma melhoria das condições salariais e benefícios associados às funções.

Perfis mais procurados
Project Manager (valor mínimo anual a partir de 25, 2 mil euros)
Melhoria Contínua (valor mínimo anual a partir de 18, 2 mil euros)
Engenheiro Civil (valor mínimo anual a partir de 21 mil euros)

 

2. Finanças, Banca e Recursos Humanos

A procura de perfis financeiros, nomeadamente nas áreas da contabilidade, tesouraria e direção financeira, tem-se revelado uma tendência forte dos últimos meses. Conhecimentos de alemão e francês, orientação para os resultados, capacidade de resolução de problemas e capacidade para tomar decisões são as competências que estão a ser mais valorizadas.

Perfis mais procurados
Contabilista (valor mínimo anual a partir de 21 mil euros)
Diretor Financeiro (valor mínimo anual a partir de 35 mil euros)
Controller de Gestão (valor mínimo anual a partir de 21 mil euros)
Analista Financeiro (valor mínimo anual a partir de 23, 8 mil euros)
Responsável/diretor de Recursos Humanos (valor mínimo anual a partir de 21 mil euros)


3. Vendas e Marketing

Nesta área, regista-se uma tendência muito particular. Ou seja, procuram-se cada vez mais perfis técnicos ( por exemplo, engenheiros ou arquitetos) para assumirem funções comerciais, o que se revela uma inversão total do que se passava no mercado. Agora, valoriza-se sobretudo um técnico que conheça bem os produtos e o seu público-alvo, aliando a componente técnica à orientação para o cliente.

Perfis mais procurados
Marketing Digital (valor mínimo anual a partir de 21 mil euros)
E-Commerce (valor mínimo anual a partir de 40 mil euros)
Account Manager (valor mínimo anual a partir de 23, 8 mil euros)

 

4. Ciências da Vida
Também aqui os profissionais mais procurados continuam a ser os comerciais e especialistas em marketing. À semelhança do que acontece em outras áreas de negócio, as empresas estão de olho em profissionais das engenharias e afins que combinam o conhecimento técnico com soft skills acentuadas, tanto a nível relacional como de resolução de problemas. Pensar “fora da caixa” e atingir objetivos através de novos caminhos e soluções estão entre as capacidades mais valorizadas.

Perfil mais procurado
Account Manager/Indústria (valor mínimo anual a partir de 28 mil euros)

Ler Mais


Comentários
Loading...