Reino Unido: Mais de 350 mil gatos domésticos tiveram Covid-19 durante a pandemia

Pela primeira vez, foi contabilizado o número de infeções de coronavírus em gatos de estimação, após terem sido testados 2.309 em veterinários no Reino Unido, entre abril de 2020 e fevereiro de 2022.

Ao analisar os resultados dos testes, os virologistas e veterinários da Universidade de Glasgow, na Escócia, concluíram que 3,2 por cento dos animais testaram positivo para a Covid-19, uma amostra que, segundo os cientistas, é “largamente representativa da população de gatos domésticos”, informa o jornal The Independent.

Um relatório da Cats Protection de 2022 relata que existem cerca de 11 milhões de gatos no Reino Unido, o que significa que 3,2 por cento equivale a 352 mil gatos infetados com coronavírus.

“Olhámos para mais de dois mil amostras e estamos confiantes em dizer que mais de 3% da população felina do Reino Unido foi exposta ao Covid-19 e desenvolveu uma resposta neutralizadora, o que tem vindo a aumentar”, revelou a autora do estudo Grace Tyson, estudante de doutoramento no MRC-University of Glasgow Centre for Virus Research.

Segundo a responsável pela análise feita, é provável que haja mais casos, uma vez que a sua investigação teve em conta apenas determinados anticorpos. Tyson esclareceu que embora o nosso conhecimento sobre a patologia dos gatos não esteja à altura do que sabemos sobre os humanos, existem casos conhecidos de febre grave e doenças respiratórias que estes animais podem apanhar.

Os níveis de infeção mais elevados verificaram-se no final de 2021 e no início de 2022, contabilizando-se um em cada 20 gatos infetado.

Os especialistas acreditam que os gatos só podem contagiar seres humanos e outros animais durante alguns dias, não sendo portanto responsáveis pela propagação descontrolada do vírus. Embora não seja ainda conhecido o impacto a longo prazo da Covid-19 nos gatos e os riscos que a sua infeção pode representar para os seres humanos, existe a possibilidade de serem portadores das novas variantes.

Ler Mais



loading...

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.