Quais são os supermercados preferidos dos portugueses? Na hora de escolher o que pesa mais na decisão?

Os portugueses têm claras as preferências na altura de escolher o local das suas compras. Em lojas físicas é a Mercadona que tem mais clientes satisfeitos, com 8,6 pontos em 10 e no online o primeiro lugar vai para o Minipreço, com uma pontuação de 7,7.

Estas são as principais conclusões do inquérito anual feito pela Associação Portuguesa do Consumidor (Deco), junto de mais de cinco mil clientes, que visa descobrir os hábitos de consumo dos portugueses.

Segundo o mesmo estudo, para além da Mercadona também o El Corte Inglés, Auchan, Aldi e Lidl, reúnem as preferências dos portugueses para fazer compras nas lojas físicas (8,1 no primeiro e 7,9 nos outros três).

Deco

Por sua vez, no que diz respeito aos supermercados online, depois do Minipreço, os consumidores preferem comprar no Pingo Doce e também aqui no El Corte Inglés (ambos com 7,6 pontos no +índice de satisfação).

Deco

Quando questionados sobre as razões que levam à opção por um supermercado em detrimento de outro, 37%, aponta sobretudo questões práticas, como a proximidade do emprego ou de casa. Só “16% mencionaram os bons preços praticados pela loja e 9% as promoções ou os descontos.

A Deco adianta ainda no resumo da pesquisa que “a cadeia Mercadona é a única onde a qualidade dos produtos é o fator que mais pesa na escolha do supermercado”.

O estudo revela também os produtos que os portugueses mais gostam de comprar fora do supermercado: carne nos talhos; pão nas padarias; peixe em peixarias e mercados; e fruta e vegetais nas lojas tradicionais e nos mercados.

Para além disso, quando aos produtos que os inquiridos mais compram no geral, os laticínios estão no cabaz de 77%. Já o azeite, a massa e o arroz, bem como a fruta fresca e os vegetais, têm espaço no carrinho de 72% dos portugueses.

A pesquisa mostra ainda que “os artigos de marca própria são mais procurados em determinadas categorias e cadeias. Por exemplo, no caso dos laticínios, dos detergentes e dos produtos de higiene, grande parte dos clientes das lojas Aldi, Lidl e Mercadona optam pela marca própria”.

“Nos produtos de mercearia, a marca própria é a preferida nas cadeias Lidl, Mercadona, Minipreço e Pingo Doce. Já na compra de azeite, massa e arroz, os artigos distribuídos em exclusivo pela cadeia são a opção nas lojas Aldi, Intermarché Super, Lidl e Mercadona”, conclui a Deco.

Ler Mais


Comentários
Loading...