Prepare a carteira: NOS e MEO aumentam preços dos tarifários esta quarta-feira

Fevereiro vai significar aumentos na área das telecomunicações, em particular em duas das três maiores operadores a atuar em Portugal. Os clientes da MEO e NOS poderão esperar surpresas na fatura do próximo mês. No caso da Vodafone, o aumento vai chegar a 1 de março.

MEO

A Altice Portugal anunciou a atualização de preços em outubro de 2022, tendo na altura realçado que os clientes que têm apenas voz fixa e os reformados com plano reformados estão excluídos deste aumento, um universo constituído por 100 mil pessoas.

“Vamos proceder a uma atualização dos preços da Meo a partir de fevereiro de 2023 porque é quando nós sabemos qual é efetivamente o Índice de Preços no Consumidor (IPC)”, adiantou a presidente executiva, Ana Figueiredo.

Uma atualização média num cliente móvel pós-pago da Meo, com 5G incorporado, será de 1 euro por mês, de acordo com as simulações da Altice Portugal. Já no caso do pacote residencial M3 (TV+Net+Voz), valerá uma atualização média de 2 euros por mês e, no caso de um cliente convergente, um pacote M4, a atualização média será de 4 euros mensais.

NOS

Por sua vez, a NOS recorreu ao seu site institucional para informar que irá proceder a uma atualização dos preços “de acordo com o Índice de Preços do Consumidor anual de 2022”, que é anualmente publicado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). De acordo com a operado, a alteração “incide apenas sobre as mensalidades dos serviços, mantendo-se inalteradas quaisquer outras tarifas dos serviços”.

“Os novos preços entrarão em vigor a 1 de fevereiro de 2023 e cada cliente poderá consultar a sua atualização específica no ‘site’ da NOS, a partir de 23 de janeiro de 2023”, destacou a operadora.

A NOS anunciou uma atualização de preços semelhante à da MEO, que também se baseia no índice de preços no consumidor, de 7,8%.

VODAFONE

A Vodafone Portugal comunicou no início desta semana que vai subir o preço dos seus serviços já a partir de 1 de março.

De acordo com o comunicado divulgado pela operadora, a “atualização foi calculada com referência à taxa de inflação, baseada no Índice de Preços no Consumidor referente ao ano 2022 e publicado em cada ano pelo Instituto Nacional de Estatística”, estando previsto um aumento máximo de 7,8%.

Em alguns casos, os pacotes de serviços de telecomunicações chegam a ficar sete euros mais caros.

O facto de o sector das telecomunicações ter “sido fortemente afetado pelo atual contexto macroeconómico e geopolítico” é apresentado como justificação para estas atualizações.

Anacom pronuncia-se hoje sobre aumentos dos preços 

A Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) vai pronunciar-se esta quarta-feira “sobre os aumentos de preços dos serviços de comunicações eletrónicas anunciados para este ano”. Isto depois de o governo ter pedido ao regulador dados sobre os direitos dos consumidores, no âmbito da atualização de preços.

A Deco – Associação de Defesa do Consumidor já se queixou à Anacom do aumento dos preços nas telecomunicações, considerando-os “pouco transparentes” e de “legalidade duvidosa.”

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