Prepare a carteira: Combustíveis voltam a subir (em força) na próxima semana

Prepare-se para desembolsar mais uns euros para atestar o depósito do seu automóvel. Os preços dos combustíveis voltam a subir na próxima semana, ficando mais caros já a partir de segunda-feira. “A evolução das cotações em euros aponta para um aumento dos preços em 2,5 cêntimos por litro na gasolina e três cêntimos por litro no gasóleo”, adiantou fonte de uma das principais petrolíferas nacionais à Multinews.

Os preços dos postos junto aos hipermercados seguem a tendência do mercado. “A tendência desta semana será para uma subida de 0,0225 euros na gasolina e um aumento de 0,0281 euros no gasóleo”, avançou outra fonte.

Esta é a nona semana consecutiva de aumentos desde o início do ano, segundo dados da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG). Neste período, o preço do gasóleo já valorizou 16 cêntimos por litro enquanto que o da gasolina ficou 15 cêntimos mais caro – e isto sem as atualizações da próxima semana.

Segundo os analistas, a tendência de subida está para durar. Em primeiro lugar, porque o petróleo já não estava tão caro desde 2014. O barril de Brent, referência para a Europa, está a cotar a 100 dólares e os especialistas sugerem que o barril chegará aos 120, refletindo a agudização do conflito entre a Ucrânia e a Rússia, o segundo maior produtor de petróleo, depois da Arábia Saudita.

Atestar o depósito ficou até 10 euros mais caro em oito semanas

Assim, encher um depósito de 60 litros de gasolina custa agora mais 9 euros do que na primeira semana de janeiro. Já para atestar um depósito de gasóleo são precisos mais 10 euros do que há oito semanas.

Os dados da DGEG mostram que o preço médio do litro do gasóleo simples em Portugal custa atualmente 1,660 euros por litro, enquanto que o da gasolina simples 95 vale 1,816 euros, mas já há postos a cobrar mais de 1,9 euros por litro (ver em baixo). Ao mesmo tempo, o litro de gasolina especial 95 já ultrapassa os dois euros em vários postos do país.

O mais recente boletim sobre combustíveis da Comissão Europeia indica que Portugal tem a sétima gasolina 95 mais cara dos 27 países da União Europeia, 10 cêntimos acima da média europeia e 22 cêntimos mais cara do que em Espanha. Já o gasóleo ocupa a 9ª posição do ranking europeu.

 

Ler Mais


Comentários
Loading...