Preço dos combustíveis com descida acentuada na próxima semana: saiba quanto vai pagar para atestar o carro

Depois de na semana passada os condutores de veículos a gasóleo terem tido motivos para sorrir, fruto da descida em quase 8 cêntimos no preço do combustível, a partir desta segunda-feira os portugueses em geral podem sentir um forte alívio na carteira. “A evolução das cotações em euros aponta para uma descida dos preços em 3,5 cêntimos por litro na gasolina 95 ao passo que o litro de gasóleo deverá recuar 6,5 cêntimos”, adiantou fonte de uma das principais petrolíferas nacionais à ‘Multinews’.

Já os preços dos postos junto aos hipermercados seguem a tendência do mercado, com uma “descida acentuada de 0,0578 euros na gasolina, um tendência replicada no gasóleo, com uma descida acentuada de 0,0320 euros”, avançou outra fonte.

Assim, a partir da próxima 2ª feira, encher um depósito com 60 litros de gasolina vai custar menos 2,1 euros. Já a fatura para atestar um tanque de gasóleo vai ficar 3,9 euros mais barata.

Os dados da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG) mostram que o preço médio do litro do gasóleo simples em Portugal custa atualmente 1,870 euros por litro, enquanto o da gasolina simples 95 vale 1,824 euros. O mais recente boletim sobre combustíveis da Comissão Europeia indica que Portugal tem a 9ª gasolina 95 mais cara dos 27 países da União Europeia. Já o gasóleo ocupa a 17ª posição do ranking europeu.

Segundo dados europeus, o preço do gasóleo como da gasolina 95 em Portugal estão abaixo da média europeia, estabelecida em 1,879 e 1,823 euros, respetivamente.

Até ao final do ano, pelo menos, mantém-se o desconto no imposto sobre os produtos petrolíferos que permite uma redução do preço final “de 32,1 cêntimos por litro de gasóleo e 27,6 cêntimos por litro de gasolina”, segundo informou o Ministério das Finanças.

Ler Mais



loading...
Notícias relacionadas