Preço dos combustíveis com descida acentuada na próxima semana… e em dose dupla: saiba quanto vai pagar para atestar o carro

Boas notícias para quem precisa de atestar o depósito: os preços dos combustíveis vão descer na próxima semana, com os especialistas a prever uma redução no gasóleo na ordem dos 6 cêntimos por litro e de 7 cêntimos no caso da gasolina.

“Se a semana terminasse por aqui, o preço da gasolina e do gasóleo iria descer cerca de 7 e 6 cêntimos por litro, respetivamente, na próxima segunda-feira”, adiantou fonte do sector à ‘Multinews’. De referir que estes valores estão ainda sujeitos às alterações do mercado desta sexta-feira.

De acordo com os dados oficiais da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), divulgados na sua página, o preço médio da gasolina simples 95 custa atualmente 2,073 euros por litro. Já o litro do gasóleo vale 1,977 euros.

Se a descida anunciada para a próxima semana se concretizar, a gasolina simples 95 vai ‘estabelecer-se’ muito próximo da barreira dos 2 euros – recorde-se que o litro de gasolina supera este valor desde maio último.

Desde o início do ano, esta será a oitava descida da gasolina, apesar de se terem registado já 19 semanas de subidas. No que diz respeito ao gasóleo, cumpre a sua nona descida desde janeiro, ‘contrariada’ no entanto pelas 17 subidas em 2022.

Neste período, o preço do gasóleo valorizou 33 cêntimos por litro enquanto o da gasolina ficou 42 cêntimos mais caro. Isto quer dizer que encher um depósito de 60 litros de gasóleo na próxima semana vai custar mais 19,8 euros do que em janeiro. Já para atestar um depósito de gasolina são precisos mais 25,2 euros do que na primeira semana do ano.

No entanto, com a descida anunciada, um depósito de 60 litros de gasolina simples 95 vai ficar agora 4,2 euros mais barato do que na semana anterior, ao passo que na versão gasóleo vai significar um desconto de 3,6 euros.

O mais recente boletim sobre combustíveis da Comissão Europeia indica que Portugal tem a 10ª gasolina 95 mais cara dos 27 países da União Europeia. Já o gasóleo ocupa a 12ª posição do ranking europeu.

Ler Mais



loading...
Comentários
Loading...