Portugueses preferem carrinhas e a marca BMW, revela estudo de carros usados

A CarNext, um dos principais marketplaces de carros usados na Europa, nos segmentos B2C e B2B, revelou esta quarta-feira quais foram os tipos de carro e as marcas mais procuradas em Portugal no seu marketplace, durante os primeiros dois meses de 2022. As station wagons, à semelhança de 2021, e a marca alemã BMW estão no topo das preferências dos portugueses, de acordo com as pesquisas efetuadas em Carnext.com.

Entre os tipos de carros mais procurados pelos portugueses na Carnext.com, destaque para as station wagons, em primeiro lugar; os SUV, que sobem ao segundo lugar, face ao mesmo período de 2021, e para os automóveis compactos, que caem uma posição, para a terceira posição.

As marcas alemãs BMW e Audi encontram-se no top 3 das marcas mais pesquisadas pelos portugueses, em primeiro e terceiro lugar, respetivamente, enquanto a francesa Peugeot foi a segunda marca mais procurada em Portugal. Recorde-se que, em 2021, os lugares cimeiros desta lista pertenciam à Mercedes, BMW e Volkswagen, por esta ordem. Em termos de stock, a Renault, a BMW e a Peugeot são as marcas com maior prevalência em 2022. Nos primeiros meses do ano passado, eram a Volkswagen, a Renault e Nissan.

Por modelos, os BMW Série 3, Série 5 e Série 1 são os carros mais procurados na Carnext.com, substituindo o Mercedes Classe C, Volkswagen Golf e o Volkswagen Passat, no topo das pesquisas em 2021.

Os modelos com mais stock, em janeiro e fevereiro de 2022, no marketplace digital, correspondem, no entanto, aos modelos Renault Clio, Renault Megane e BMW Série 1. Em 2021, eram os modelos Volkswagen Golf, Renault Clio e Nissan Qashqai.

Os carros a diesel continuam a representar uma grande parte da procura na Carnext.com, assim como do stock existente no marketplace, mas fevereiro de 2022 já começou a revelar um decréscimo das pesquisas por este tipo de combustível, em detrimento dos carros elétricos e híbridos, que reúnem cada vez mais preferências entre os portugueses.

Segundo Luís Lopes, managing director da CarNext em Portugal, “a procura por carros de maior dimensão, como as station wagons e os SUV, confirma a tendência de mercado a que temos assistido e a mudança nos comportamentos dos consumidores, visto as próprias marcas terem apostado mais neste tipo de automóvel nos últimos anos. A CarNext tem vindo a estudar estas tendências, porque não só os dados nos permitem compreender as preferências dos clientes, como também asseguram que o grupo mantém o nível de stock adequado para os carros mais populares, satisfazendo as necessidades dos clientes”.

O mesmo responsável conclui que “o aumento pela procura por veículos elétricos e híbridos é incontornável e segue naturalmente o comportamento do mercado, cada vez mais preocupado com a sua pegada ambiental. Apraz-nos muito ver esta consciência ambiental entre os nossos clientes”.

Ler Mais


Comentários
Loading...