Portugal na zona vermelha: Apenas 8 dos 308 concelhos não estão em risco máximo devido à Covid-19

Portugal tem hoje 300 concelhos com incidência do coronavírus SARS-CoV-2 superior a 960 por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias (risco extremo), o que significa que apenas oito estão de fora do nível máximo de risco, na semana passada eram 26.

Segundo os dados hoje divulgados no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), os únicos municípios fora do nível máximo são Alvito, Avis, Corvo, Gavião e Góis (com incidência superior a 480 casos), Santa Cruz da Graciosa, Velas e Calheta (com mais de 240 casos).

Dos concelhos em risco máximo, o caso mais grave é Vizela que reporta esta semana 6.557 casos por 100 mil habitantes. Outros municípios com incidência elevada são Santa Cruz com 6.401 casos e Cabeceiras de Basto a registar 6.196 infeções.

De recordar que no final do mês de julho, o Conselho de Ministros definiu que o nível de risco na matriz de monitorização da pandemia de covid-19 passaria a fixar-se em 480 casos por 100 mil habitantes a 14 dias em vez dos anteriores 240, decidindo também que deixaria de haver medidas diferenciadas por concelhos.

A Direção-Geral da Saúde continua, por sua vez, a divulgar dados por concelhos com referência à incidência cumulativa que “corresponde ao quociente entre o número de novos casos confirmados nos 14 dias anteriores ao momento de análise e a população residente estimada”.



Comentários
Loading...