Ponte 25 de Abril: Hoje é dia de novo buzinão contra os preços dos combustíveis

 

A Associação Democrática Utentes Ponte 25 Abril organiza esta quinta-feira um protesto contra os preços dos combustíveis, com mais um buzinão na Ponte 25 de Abril.

A ação, sob o lema “Em vez de mitigar (ludibriar) há que baixar os preços e é para isso que buzinaremos”, tem início às 8h da manhã e marca mais uma ronda de protestos que têm sido levados a cabo nos últimos tempos, em que os aumentos foram constantes.

Nas redes sociais já circulam publicações a convocar os utentes para a ação. “Dia 25 de novembro, a partir das 8h, buzinão na Ponte 25 de Abril, contra preço dos combustíveis e aumento do custo de vida”, lê-se numa das convocatórias.

Esta não é a primeira vez que acontece um protesto semelhante este ano. O último foi a 27 de outubro, dessa vez convocado pelo Movimento dos Utentes dos Serviços Públicos (MUSP), que também marcou outras ações no país, nesse mesmo dia.

Apesar das ações e dos constantes aumentos, esta semana os preços dos combustíveis desceram, refletindo as cotações médias da gasolina e do gasóleo nos mercados internacionais.

Segundo fonte do setor contactada pela MultiNews a “evolução das cotações em euros aponta para uma descida do preço do gasóleo em até 1,5 cêntimos por litro enquanto a gasolina deverá descer 0,5 cêntimos por litro” nas principais petrolíferas nacionais.

Os preços dos postos junto aos hipermercados, também seguem as tendências de mercado. “A tendência da próxima semana será para uma descida de 0,0077 euros na gasolina e uma queda de 0,0116 euros no gasóleo”, adianta outra fonte.

Os dados da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG) mostram que o preço médio do litro de gasolina em Portugal custa atualmente 1,726 euros enquanto o do gasóleo vale 1,541 euros.

No mais recente boletim da Comissão Europeia, Portugal está em oitavo lugar entre os países com a gasolina mais cara dos países da UE, 7 cêntimos acima da média europeia e 22 cêntimos mais cara do que em Espanha. Já o gasóleo ocupa a 10ª posição.

A diferença de preço de Portugal face a Espanha resulta da carga fiscal, já que, sem impostos, cada litro de gasolina 95 em Portugal custaria 76 cêntimos, ou seja, seria mais barata do que os 78 cêntimos cobrados em Espanha.

Ler Mais


Comentários
Loading...