Passam de sete para nove: Portugal terá duas novas regiões a partir de 2024

Até agora, para efeitos da Nomenclatura das Unidades Territoriais para Fins Estatísticos (NUTS) Portugal tinha sete regiões: Norte, Centro, Lisboa, Alentejo, Algarve, Açores e Madeira.

Mas, a partir de 1 de janeiro do próximo ano, o mapa tido em conta no cálculo dos fundos europeus, atualmente tutelados por Mariana Viera da Silva, terá mais duas regiões. São elas Setúbal e a região Ribatejo e Oeste, que se dividirão de Lisboa e Vale do Tejo.

A informação foi confirmada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) ao Expresso, que adianta que a alteração foi adotada pela Comissão Europeia no final do ano passado.

Agora, a mudança será escrutinada pelos outros organismos da UE, o Parlamento e o Conselho Europeu, sendo que o período de avaliação deverá terminar em fevereiro de 2023.

Assim, a publicação do novo mapa com alterações às NUTS deverá acontecer em março deste ano.

Esta mudança foi proposta pelo Governo no arranque de 2022, após reivindicação da península de Setúbal, que reclamava autonomia da região de Lisboa- Esta mudança, que significa mais fundos comunitários a virem para Portugal, só vai ser tida em conta no próximo projeto de fundos europeus, que será o sucessor do ‘Portugal 2030’.

Ler Mais



loading...
Notícias relacionadas